Para ateus, agnósticos e crentes é um facto, historicamente, incontestável que, em Belém de Judá, na Judeia, nasceu um menino a quem foi posto o nome de Jesus Cristo.
Já quanto ao dia do nascimento - 25 de Dezembro - há dúvidas sustentadas de que seja verdadeiro. Porém as convenções - e as convenções servem precisamente para isso, para dar corpo a determinado tipo de conceitos não evidentes - na circunstância, as convenções Cristãs, entenderam aproveitar as festas pagãs do Solstício de Inverno, para celebrar o nascimento do Menino Jesus no dia 25 de Dezembro de cada ano. E isso acontece em todo o Mundo Cristão, Católico, independentemente, da latitude ou longitude, desde que haja um seguidor de Cristo ou, pelos menos, alguém que professe a sua Fé nesta Personalidade histórica, para todos, e um Deus Filho, para os Cristãos Católicos.
Porém, esta efeméride, tem-se transformado numa festa, cada vez mais parecida com a festa pagã de outros tempos. Trocam-se prendas. Bebe-se, quase sempre, demasiado. Gasta-se exageradamente. Penduram-se em tudo quanto é sítio o Pai Natal - em regra, construído na China, por trabalhadores (muitas crianças) em regime de trabalho, quase, escravo - misturando as coisas, as datas e os factos. E assim fica comprometido o verdadeiro aniversário do nascimento de Jesus. Pior, faz-se uma festa em honra do aniversariante, onde participam muitas pessoas e fica sempre de fora a principal personagem, o próprio Jesus. Normalmente é esquecido este Jesus, na noite e dia de Natal.
Dir-me-ão que a tradição já não é o que era. Talvez seja isso. Mas de uma coisa tenho a certeza se, cada um de nós, recebesse de braços abertos o referido aniversariante e seguíssemos os seus ensinamentos, dia-a-dia, porventura não assistiríamos a tantos atropelos sociais, a tantas desigualdades, a tanta miséria e tanta fome, paredes meias com fortunas escandalosas, diria mesmo afrontosas, um pouco por todo o País e pelo Mundo.
Porque quero acreditar num Natal verdadeiro, autêntico, com Missa do Galo, onde faço tenção de participar, com uma passagem pelo Madeiro Beirão, que é suposto aquecer o Menino Deus. Reunir-me-ei com a minha família alargada: pais, filhos, cunhados, sobrinhos e até sobrinhos-netos, pondo a conversa em dia e com umas canções natalícias, acompanhadas à viola e com um solo de realejo, comendo as couves tronchas com o bacalhau cozido, regadas com azeite puro, fruto dos nossos próprios olivais, onde não faltará o bom vinho, a acompanhar.
Por tudo isto quero partilhar, aqui e agora, com todos os meus amigos, esta data festiva desejando que, efectivamente, todos possam passar um Natal muito, muito Feliz.
Desejo te um Santo e Feliz Natal junto dos que mais amas...
ResponderEliminarBeijo d'anjo
Sonho,
ResponderEliminarAgradeço e retribuo os votos de um Santo Natal.
Que os Anjos te protejam e amparem.
Beijo
Caldeira
Zé,
ResponderEliminarPassei para te desejar um Natal impregnado da sua verdadeira essência.
Um forte abraço, meu amigo!
Que tudo isso se concretize, com saúde e paz... e bem regado! : )Um forte abraço.
ResponderEliminarAgostinho,
ResponderEliminarAgradeço e retribuo os votos de um Natal muito feliz. Um Ano Novo Bom.
Um grande abraço, meu amigo.
Caldeira
Catarina,
ResponderEliminarTudo bom bom são os meu votos. Que o Natal seja uma janela de esperança para todos nós.
Grande abraço
Caldeira
Caldeiramigo
ResponderEliminarO Natal está ali mesmo, ao virar da esquina, já se vêem os pastorinhos a caminho de Belém, mais ao longe em seus camelos, Baltazar, Gaspar e Melchior, já cheira a fritos, já está de molho o bacalhau. E Maria, de acordo com as Escrituras, está prestes a dar à luz.
Assim, desejo-te Boas Festas, em meu nome pessoal e no da Minha Travessa do Ferreira.
Abs
Zé,
ResponderEliminarSabe como é o período das avaliações!!!
Virei mais calmamente, com todo o gosto, como sempre, por agora, quero desejar-lhe um Santo e Feliz Natal, cheio de paz, saúde e muito amor, junto dos que mais ama!
Boas festas!
Beijinho
O seu Natal promete! Ainda Bem!
ResponderEliminarUm dia pejado de afectos!
Beijo
Feliz natal pra você e sua família.
ResponderEliminarZé,
ResponderEliminarParece tão ingrata a minha ausência, quando está sempre pronto a presentear-me com palavras generosas.
É a época de exames que se aproxima. Mas nunca me esqueço dos meus Amigos :)
Deixo um beijinho e votos de um Natal muito feliz, como sempre deve ser, independentemente de tudo
Henriqueamigo,
ResponderEliminarEfectivamente aproxima-se a data festiva. Cá em casa já estão amassadas as filhós. Vão para a fritura daqui a bocado.
Vamos todos, em união espiritual, fazer deste dia uma, ainda que pequena - a carne é fraca - mudança para ver se conseguimos traduzir esta paz e esta tranquilidade, todos os dias do próximo ano.
Grande abraço e votos de Festas Felizes para ti e para todos os teus.
Grande abraço amigo
Caldeira
JB,
ResponderEliminarComo eu compreendo a sua azáfama. Já passei por isso. Estou identificado com o problema. Independente do tempo que disponibiliza já é muito o carinho demonstrado.
Agradeço e retribuo os votos de um Feliz Natal também para si e para todos os seus. Saúde, paz, amor e alegria são os ingredientes que lhe desejo, não só para o Natal mas para todos os dias e sempre.
Beijinho grande
Caldeira
Ibel,
ResponderEliminarCá no burgo a tradição ainda é o que era. A família reúne-se e festeja-se com alegria, Graças a Deus.
Desejo-lhe que também passe umas Festas Felizes junto de todos os que quer BEM.
Beijinhos
Caldeira
Silviah,
ResponderEliminarFeliz Natal e Ano Novo Bom para você e para todos os que lhe são queridos, são os meus vostos. A minha família agradece e retribue os votos de Boas Festas. Obrigado pela sua visita.
Beijos
Caldeira
E.A.
ResponderEliminarEu também lhe quero desejar um Santo Natal e um Ano Novo Feliz. Que os exames corram dentro das expectativas e premeiem o esforço efectuado durante muito tempo.
Sei, por experiência própria, que ser Estudante, é o trabalho mais duro que há. Para os que estudam, é claro.
Desejo-lhe toda a felicidade do Mundo e os êxitos que merece.
A vida, às vezes, é ingrata. Mas também tem o seu lado bom. É preciso valorizar este e minimizar aquele.
Muita saúde, muita paz, muito amor e muita alegria é o que lhe desejo, do coração.
Beijinho
Caldeira
O Natal passou por aqui, na bela escrita deste querido Colega.
ResponderEliminarBem haja, Prof. Caldeira.
Continuação de boas festas.
Caro amigo Serrano, Ainda bem que o Natal passou por aí. A sua família merece um Santo Natal.
ResponderEliminarDesejo-lhe, do coração, que o Novo Ano, lhes traga tudo o que almejam.
Grande abraço amigo.
Caldeira