terça-feira, 14 de setembro de 2010

44 Anos.

Olhando para trás e parece que foi ontem, já lá vão 44 anos. 14 de Setembro de 1966, dia da celebração do meu matrimónio, numa das capelinhas mais bonitas do meu concelho de origem - a capela de Nossa Senhora do Incenso - cerimónia presidida pelo nosso Arcipreste Padre Manuel Toscano.
Cerimónia simples mas muito empolgante. Primeiro pelas palavras sábias e dotes oratórios do nosso amigo Padre  Dr. Manuel. Homem de muito conhecimento científico e teológico. Depois pela presença dos nossos familiares e amigos. Foi preciso alugar um autocarro para deslocar as pessoas de e para a nossa Terra. Os automóveis particulares também eram consideráveis o que não era muito comum na época. A família é numerosa e é seu apanágio nunca esquecer ninguém em alturas festivas ou de dor e, de igual modo, todos dizem: Presente.
Com 23 anos, quer eu quer a minha mulher, vistas as fotografias, parecíamos dois imberbes imaturos que assumiam, perante tão numerosa assistência e na presença de Deus, um compromisso, por vezes difícil de cumprir, mas também com momentos de sublime felicidade. Afinal, tínhamos maturidade suficiente. Eu era um rapaz enxuto e com a postura de um militar - que era - porventura, até algo arrogante no meu porte e na minha condição. A minha mulher esbelta, bela, como ainda hoje é, apenas com uns quilos a mais, umas rugas aqui e ali e os cabelos brancos que faz questão de nunca pintar, pesava na altura 42 Kg. Nos dias de hoje seria considerada um modelo anoréctico, naquele tempo era apenas uma jovem com um belo corpo de mulher e um rosto de menina.
A vida deu muitas voltas. Passámos 8 anos em Angola, mais 6 anos na nossa terra de nascimento, 25 anos em Coimbra, por motivos de ordem profissional e, já lá vão mais 5, de novo na nossa terra, para ampararmos os nossos progenitores na sua já avançada idade - 90 anos.
Temos duas filhas maravilhosas que fazem a sua vida em Lisboa por imperativos de política de desertificação deste Portugalprofundo. Estou feliz. Muito contente, mesmo. Sinto-me como voltando ao dia que passou, faz hoje 44 anos.
Se tivemos momentos difíceis? É evidente que sim e muitos. Mas parece que todos eles contribuíram para nos unirmos mais e nos amarmos melhor.
Meu amigos e seguidores, não podia deixar de partilhar convosco, que já fazem parte da minha família, este momento de alegria. É o que acabei de fazer com este hino de louvor à família, ao matrimónio, ainda que respeite todos aqueles que, por motivos que só a cada um dizem respeito, não conseguiram atingir este momento FELIZ. 

9 comentários:

  1. 44 anos? É dificil comemorar 44 anos de casamento e marcar a data com tanta alegria. Pelo que leio imagino que há por aí muito amor e muita compreensão capazes de sustentar qualquer tormenta inesperada. Um beijinho para a tua mulher e para ti.

    ResponderEliminar
  2. Brown Eyes,
    Muito obrigado pelo comentário e principalmente pelo beijinho para mim e para a minha mulher. Retribuimos com muito carinho.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  3. Também da minha parte uma saudação especial para ambos.

    ResponderEliminar
  4. Zé, Com o início das aulas a minha disponibilidade para a blogosfera diminuiu consideravelmente, daí só comentar agora.
    Quarenta e quatro anos não é uma vida, são muitas vidas... E, conhecendo-te como te conheço, tenho a certeza que condimentos como a amizade, a compreensão, o respeito, o companheirismo e o amor continuam a fazer parte das vossas vidas, com certeza que reforçados e amadurecidos com o tempo.
    Que continuem assim por muitos e bons, são os meus votos.

    ResponderEliminar
  5. A Secreta Viagem

    No barco sem ninguém, anónimo e vazio,
    ficámos nós os dois, parados, de mão dada...
    Como podem só dois governar um navio?
    Melhor é desistir e não fazermos nada!

    Sem um gesto sequer, de súbito esculpidos,
    tornamo-nos reais, e de madeira, à proa...
    Que figuras de lenda! Olhos vagos, perdidos...
    Por entre nossas mãos, o verde mar se escoa...

    Aparentes senhores de um barco abandonado,
    nós olhamos, sem ver, a longínqua miragem...
    Aonde iremos ter? — Com frutos e pecado,
    se justifica, enflora, a secreta viagem!

    Agora sei que és tu quem me fora indicada.
    O resto passa, passa... alheio aos meus sentidos.
    — Desfeitos num rochedo ou salvos na enseada,
    a eternidade é nossa, em madeira esculpidos!

    David Mourão-Ferreira, in "A Secreta Viagem"

    ResponderEliminar
  6. Zé,

    Não é um poema pessimista, como poderá parecer a uma primeira leitura. É uma tecitura poética de uma entregaa dois, feita de desgraças e graças.
    Obrigada por partilhar a sua vida afectiva com os seus amigos, eles também já da "sua cova da beira interior".

    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, claro, de um Casal que conta 44 anos e UM mês.
    Abraço amigo,
    Leonilde e António

    ResponderEliminar
  8. Meus queridos amigos: E.A.; AC; Ibel e Serrano
    Bem-Hajam a todos pelos vossos comentários e votos de felicidades.
    Vocês já fazem parte da minha família, pelo que, também é convosco que partilho sentimentos e emoções.
    Fico-vos eternamente grato pela amizade e pelo carinho demonstrado.
    Só posso deixar-vos Beijinhos e abraços muito sentidos quer meus quer da minha mulher.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  9. Olá,Zé!!!
    Com tantas palavras que tinha para dizer... chego aqui (finalmente :))apenas com uma enorme vontade: FELICITÁ-LO!!! Pela dedicação e emoções que partilhou no aniversário do seu pai (a quem desejo tudo de bom) e desejar-lhe a si e à sua esposa, na companhia da sua família, muitas e muitas felicidades!
    Desta forma, ao partilhar a sua felicidade, oferece-nos um pouco também a nós dessa sua alegria e dessa sua forma de viver, que continuo a admirar!

    Muitos Parabéns!
    Beijinho!

    ResponderEliminar