quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Casa Pia!

Segundo a Comunicação Social, amanhã iniciar-se-á a sentença do tão propalado caso "Casa Pia". Passaram anos de mais. Vítimas, Arguidos, Juízes, Magistrados, Advogados todos serão injustiçados. Uma Justiça que funciona tão lentamente passa a ser uma Injustiça, independentemente dos resultados que venha a produzir.
Uma criança com 10 ou 12 anos, que foi objecto de crimes, tão hediondos, como é o abuso sexual, hoje só pode ser um adulto traumatizado, revoltado, amachucado. Exposto a perícias médico-legais, a interrogatórios judiciais, só pode tornar-se num Ser magoado com a Sociedade que assim o trata. Passar por situações semelhantes, diversas vezes, durante o longo Processo é, de tal forma humilhante, que só pode tornar um Ser Humano amargo, desiludido, perdido.
Por sua vez os Arguidos, independentemente de serem culpados ou inocentados pela Justiça, viram a sua vida e reputação enxovalhada em Praça Pública o que, só por si, já é um castigo. Se forem culpados então que se aplique a Lei com rigor e com mão pesada para que, pelo menos, sirva de exemplo a eventuais criminosos desta estirpe. Se forem inocentes jamais haverá forma de lhe retirarem o rótulo de "pedófilo".
Depois de iniciado este processo as denúncias de pedofilia, em Portugal, triplicaram. É aterradora esta Estatística.
Não queremos fazer juízos de valor e, por isso, abstemo-nos de fazer considerações relativas ao Processo. Mas como cidadão não podemos deixar de nos indignarmos com o espaço e o tempo que Comunicação Social, nomeadamente a Televisão, dá a um, e só um, dos Arguidos. Esta discriminação não deixa que a nossa perplexidade se manifeste e por isso dizemos, com a frontalidade que nos caracteriza: - antes de sabermos qual a decisão Judicial já toda a gente perdeu. Toda a Sociedade perdeu a face. Todos nós sentimos que se perderam Valores, quer pelos crimes cometidos, quer pela demora na culpabilização ou inocentização dos potenciais criminosos. Perdeu, sobretudo, a Justiça Portuguesa e as vítimas de todo este Processo, quer pela, demora quer pela distinção entre os Arguidos, já que uns são de Primeira e os outros, os menos notáveis, são de Segunda, Terceira ou Quarta.  É pena. Não merecemos viver num País assim. 

5 comentários:

  1. Ontem vi uma entrevista com o Carlos Cruz e senti repúdio. Tudo nele me soava a falso.
    Mas vão ficar todos impunes, à excepção das vítimas mais frágeis.
    Gosto das suas reflexões sobre a actualidade do estado deplorável do país.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ibel pelas palavras simpáticas. Também vi aquele espectáculo na Televisão. Enoja-me a forma como a Televisão trata este senhor. E, não sei se sabia, ele foi meu colega no mesmo Liceu, embora mais velho e em ano e turma diferente.
    Nunca consegui ser amigo dele não me pergunte porquê, porque não saberia responder.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  3. Palavras para quê? Mais uma vez a montanha pariu um rato.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Estava a escrever um comentário e ele desapareceu...mesmo no meu nariz.
    ___
    dizia eu que só queria acrescentar uma coisa em relação a este caso. na minha opinião a atenção dada a um determinado arguido por parte das tv's não tem que ver com privilégio, mas sim com a garantia de mais uns pontozinhos no share.
    _____
    o caso mais desagradável com que tive de lidar na minha carreira teve a ver com o abuso de uma menina pelo seu pai...
    _____
    beijo, patrício.

    ResponderEliminar
  5. Depois de se perder a vergonha que mais há a perder? Nada. Não podemos, portanto, esperar que haja e se faça justiça quando quem devia dar o exemplo é o primeiro a praticar crimes, a fugir às regras. Esse processo foi e será uma fantochada. Este é um dos processos que devia ter como pena a prisão perpétua, tudo que for menos que isso não é pena.

    ResponderEliminar