segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Viva o Ministério da Caça!!!???

"Quem não tem que fazer, faz bonecos." Este é um ditado popular cá do meu burgo. Ora, eu tenho muito que fazer, mas não me apetece. Birra de velho.
Tenho azeitona para colher mas, feitas as contas, para a apanhar tenho que por "linhas do bolso" e, já se vê, não estou disposto. Fica para os passarinhos, que também precisam, e assim se cumpre uma das profecias da Sagrada Escritura: "olhai as aves do céu que não semeiam, mas nem por isso lhes falta o alimento - não é ipsis verbis - mas é a ideia". 
Neste compasso, decidi que deveria pesquisar o que faz o Ministério da Agricultura para que possa haver produção em Portugal e assim, tornar menos dependente do Exterior a nossa população e, vai daí, escrevi "DRE" no motor de busca e apareceu-me o Diário da República Electrónico. Então comecei a pesquisa e fui vendo o que andava a fazer o Ministério da Agricultura e Pescas. Comecei por ver tanta referência a zonas de caça, que resolvi fazer uma tabela com quatro colunas, para colocar na primeira o nº do D. R., na circunstância foi o 173/2010, na segunda a data, no caso o dia 6/09/2010, na terceira o diploma legislativo, agora foi a Portaria nº 843 de 2010 e na última uma síntese do Diploma que, era mais ou menos isto: "Renova a concessão da zona de caça de Almeirim".
Fui pesquisando e quando dou por mim estava no D.R. 206 de 22/10/2010  e a Portaria 1099 e, ao fim e ao resto conclui, não sei se certo ou errado que, afinal, não necessitamos de um Ministério da Agricultura e  Pescas mas sim, de um Ministério da Caça. É que, nos 167 Diplomas contidos nesta série de Diários da República apenas vi  as referências: "alteração ao montante do crédito às explorações; um reconhecimento de denominação de origem de vinhos verdes; a aplicação das energias renováveis à frota de pesca; a isenção da taxa de audiovisual para as explorações agrícolas; regulamento da pesca da pescada e do tipo de armadilha para a pesca, em geral e, por fim, o regulamento dos destiladores".
Se interpretei bem, dos tais 167 Diplomas, apenas 9, foge ao âmbito da caça, todos os demais dizem respeito a esta.
Nuns casos concessiona, noutros renova a concessão, noutros exclui terrenos, noutros anexa terrenos, sempre e mais, a zonas de caça. Umas particulares, outras associativas; umas por 6 anos; outras por doze anos, etc. etc. etc.
Se fui capaz de descodificar esta obra-prima da capacidade legislativa. Se entendi bem, numa altura em que, ainda, não estão contabilizados os milhares de hectares de floresta ardidos neste Verão, nem os prejuízos por intempéries, fora de época, que destruiu vinhedos, produtos hortícolas e frutículas, e não há uma leve referência a estes aspectos que, em minha modesta opinião, fazem parte da riqueza nacional, então para que é que precisamos de um Ministério da Agricultura. Não seria melhor termos uma Direcção-geral da caça  e, assim, pouparmos, pelo menos, num Ministro, dois Secretários de Estado, uma caterva de assessores, motoristas, viaturas, telefones, fixos e móveis, rendas de instalações, etc.? 
Olhem, pelo sim pelo não, viva o ministério da caça!

15 comentários:

  1. Zé,
    A brincar, a brincar, tocaste na mouche.
    Ao que sei, na cabeça de alguns iluminados está previsto que, num futuro não muito longínquo, o interior seja mesmo uma enorme reserva de caça.
    Comentários para quê?!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, vim conhecer seu blog e gostei muito, Portugal tem um lugar firme no Brasil, o meu coração!
    bjs, faça-me uma visita.

    ResponderEliminar
  3. Zé é verdade, vejo há 4 anos o D.R. todos os dias e fizeste, aqui, o resumo do que se passa no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas mas o pior, pior é que não há caça. Gasta-se muita tinta, tempo e dinheiro com ela mas, caça não existe. As modificações que têm feito e que limitam os caçadores a uma determinada área de caça, acabando assim com a sua dispersão, alheada ao abandono da agricultura tem ocasionado o fim da caça. Os animais além de não terem que comer são perseguidos por mais caçadores que não podem caçar onde lhes apetece mas, apenas, onde compram a licença. Está tudo no fim, não só a agricultura como também o mais antigo "passatempo" do homem. Acompanho-os todos os domingos e andam-se quilómetros a pé sem se ver uma peça. Este tornou-se um desporto caríssimo e muitos deles já o abandonaram. Esta ano foram milhares a não renovarem a licença. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Brown Eyes, permite-me a interferência. Quando há pouco falava no interior transformado numa enorme reserva de caça, não disse tudo. É que os planos incluem repovoamento de animais e outros investimentos, mas apenas para usufruto de bolsas abastadas. Estás a ver o filme? Despovoa-se a zona - isso já está praticamente feito - e ficam milhares de hectares para benefício de uma minoria.
    Nem há palavras para tanto desaforo...

    ResponderEliminar
  5. Agostinho,
    Tu é que acertaste na mouche. Isto vai tornar-se numa enorme reserva de caça para os poderosos do País enquanto os "nativos" desaparecem como os Índios das Reservas Americanas.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Brown Eyes,
    Queres dizer que nem podemos vir a ter um Ministério da Caça? Oh! desilusão.
    Estou a brincar já se vê. Todos nós sabemos que neste País não se respeita o Meio Ambiente e a Biodiversidade. Por isso não admira que não haja caça.
    Beijinhos.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. AC "bendita" minoria essa que, mesmo em minoria, conseguem tudo. Já estou a vê-los de espingarda ao ombro a perseguirem-nos e nós esbaforidos a corrermos sem rumo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Zé, sabe que sou das que acredita que o mar aibda poderia ser a nossa salvação? E quem sabe a caça também...
    Curiosamente, venho do blog contra-faccção, onde estava um artigo que dizia o seguinte"O economista José Poças Esteves, sócio-gerente da SaeR (Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, Lda.), tem dúvidas de que entendimento entre Governo e PSD solucione principal problema da economia: o crescimento.
    A médio e longo prazo, o economista é apologista da aposta nos «activos» ligados ao mar, destacando o papel dinamizador que tem desempenhado o Presidente da República neste assunto, assim como na reorientação de Portugal para os parceiros da lusofonia.
    “Ir aos Estados Unidos, à Venezuela, ao Brasil, a Marrocos sem uma estratégia não faz sentido. Portugal tem um espaço económico fabuloso, em grande crescimento e onde tem vantagens competitivas, que é a lusofonia.”

    E esta?

    Um grande abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  9. Ibel,
    Penso o mesmo relativamente ao mar e às suas potencialidades. Tenho algumas dúvidas quanto à caça e ao tipo de caçadores tugas. Não me parece que estejam preocupados com a preservação das espécies e só matem os excedentes.
    Já o mar é um recurso mais amplo do que a pesca, ainda que esta seja importante.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  10. li-vos com atenção.
    concordo como Zé quando questiona a utilidade do MA...
    concordo em parte com a Ibel quando diz que o Mar poderá ainda ser a nossa salvação, porque eu acho que é por ele que passa a nossa independência, enquanto país, porque senão só nos resta sermos hispâniccos.
    concordo 100% com o AC e o meu coração enche-se de angústia.
    Porca miséria!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite!

    Zé, não tenho conseguido ter tempo para comentar... tenho passado a correr, leio e releio... mas falta-me o tempo para escrever como gosto imenso de fazer.
    Apenas quero que saiba que continuo a ler os seus textos e fá-lo-ei sempre, ainda que, por vezes, em silêncio e deixando uma leve presença do meu/nosso azul.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Actualmente, sobre este "governo" só leio coisas que me espantam! E este seu trabalho está um ESPANTO, como diria Jô Soares.
    Bem apanhado.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. JB,
    Não tem que se justificar. De qualquer modo muito obrigado por ir passando por aqui. Como eu sei o que passa um professor em tempo de aulas! É um corre corre que parece não haver tempo para mais nada e, quando há tempo, já não há disposição.
    Vemo-nos e sentímo-nos nos nossos espaços azuis. O meu, pelo menos em forma de sentir. O seu totalmente azul.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  14. Amigo Serrano,
    Este (des)governo foi a maior desgraça que poderia acontecer a este País. É chefiado por im incompetente, arrogante e preguiçoso. Rodeia-se de "yess man" para que não passe para fora o desconforto daqueles que têm alguma qualidade e verticalidade. Por isso ficam só os vermes.
    Um abraço amigo.
    P.S. (post scriptum): ainda não tive oportunidade de comentar a sua última mensagem que já li e reli e que adorei, como é habitual. Vou fazê-lo com mais tempo.
    Caldeira

    ResponderEliminar