sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ex-Combatentes

Ontem, dia do concelho, cá no Burgo, foi inaugurado um memorial aos ex-combatentes do Ultramar, homenageando, assim, todos os combatentes, especialmente aqueles que deram o melhor de si, a própria vida, em prol de uma causa que o Poder Político entendeu ser um desígnio Nacional.
Foi uma festa bonita. Bastante concorrida. Com discursos importantes. Desde logo o do General João Afonso Soares, nosso conterrâneo, do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Jorge Seguro, do Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues e, também do mentor e primeiro impulsionador desta Homenagem, Prof. Libério Lopes.
Está de parabéns a organização, não só pela justa homenagem, mas e principalmente, pela exorcisão de um complexo e preconceito contra tantos Jovens que se limitaram a darem à Pátria o melhor de si e que foram e são, os verdadeiros, os autênticos Patriotas, em contraponto como muitos dos que, tendo sido traidores ou, no mínimo, cobardes, aparecem hoje, nos aparelhos partidários, a dar lições de patriotismo a todo um povo que sempre demonstrou não carecer de tais tipos de lição de ninguém e, muito menos, desta espécie de gente.
Fez-se justiça a muitos daqueles que, por causa de um espírito mesquinho pseudo-revolucionário foram, demasiados anos, considerados como tendo "lepra". Como sendo apaniguados do antigo regime. Esquecendo que ontem, como hoje, os verdadeiros militares acatam, disciplinarmente, ordens superiores e cumprem, rigorosamente, o seu dever. Por isso, valeu ontem, vermos militares briosos defender a Pátria em Angola, Guiné, Moçambique, como vale hoje ver outros militares no Iraque, no Kosovo, no Afeganistão, na Bósnia, em Timor e em muitas outras missões que o actual Poder Político, tal como o anterior, tinham por bem determinar.
Não se pagam sofrimentos nem humilhações. Ninguém reivindica qualquer tipo de pagamento. Os ex- combatentes e aos actuais, apenas exigem, consideração e respeito.
Em tempo de eleições seria bom que todos os Partidos, sem excepção, demonstrassem aos ex-combatentes a gratidão da Nação. Só lhe ficaria bem. Porque a eles se deve a possibilidade de se candidatarem a lugares cimeiros da governação.

2 comentários:

  1. Excelente texto a dizer o que quase todos nós, os que por lá andámos, sentimos bem cá dentro dos nossos corações. Temos a certeza de que fizemos o melhor, no momento em que cada um foi convocado para o combate, e só a mesquinhez de fautores de novos "nacionalismos" e "patriotismos" de pechisbeque - é ver no que deu a nossa Pátria de há 37 anos para cá - pode ter posto em causa. Honra aos nossos Combatentes!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Serrano,
    Concordo plenamente com o comentário. Honra aos combatentes do Ultramar.
    Abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar