domingo, 5 de junho de 2011

A sina Nacional

Acabámos de assistir a uma derrota histórica de Sócrates. Dirão muitos dos meus leitores: - já não era sem tempo. Outros poderão estar tristes. A todos o meu respeito democrático.
Falei de Sócrates e não do PS. Foi propositadamente.
Não pretendo ser uma cópia de Zandinga e, muito menos, de Maya astrológica. Mesmo assim atrevo-me a escrever, para memória futura, o  pensamento que, há algum tempo a esta parte, me tem assaltado ao espírito. Veremos se acerto. O tempo o dirá.
O meu raciocínio baseia-se em factos históricos, contemporâneos.
Assim, tenho para mim que, depois de umas férias de Luxo, o sr. Sócrates irá ser indigitado para um lugar dourado, numa instituição internacional qualquer, de que Portugal é contribuinte líquido.
Os últimos anos têm-nos demonstrado à saciedade que neste País dos Pequenitos, a incompetência, a mediocridade, a insensatez, o despudor, a aldrabice e a mistificação são sempre premiadas. Temos vários exemplos que importa reter: Guterres em fuga para a frente. Constâncio, pontapé escada acima. Durão Barroso, aposta no cavalo certo e no momento adequado. Ferro Rodrigues 5 anos na OCDE. Sampaio, depois de ter feito um grande favor a Sócrates, quando demitiu Santana, lá foi também para a ONU. Soares com a sua Fundação, paga por nós, mas que será apenas dos seus herdeiros. Etc., etc. etc.
Sócrates não tem humildade democrática e demonstrou isso plenamente, com a sua atitude, no seu discurso de demissão, mistificou, mais uma vez, a realidade e armou-se em arauto da coerência. Para mim não passa de um ditadorzeco, de meia tigela, que só sabe ser arrogante quando está na mó de cima e nunca consegue ser humilde o suficiente para ser uma Personalidade respeitável.
Temos conhecimento da fuga da Realeza em finais do século XIX. Sabemos da fuga de muitos que deveriam ficar. Conhecemos o que tem acontecido aos corajosos, lembro Sidónio Pais e Sá Carneiro, apenas como mero exemplo.
Porventura será esta a nossa sina? 

2 comentários:

  1. No dia 6 deste mês respirava-se melhor em Portugal.Só por isso já teria valido a pena. Agora... vamos a isto!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo,
    Há que arregaçar as mangas. Para pior já basta assim. Acho que é difícil alguém ser mais incompetente do que o Sócrates.
    Grande abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar