domingo, 18 de setembro de 2011

Gaudí


Acabado de regressar estou exausto. Venho prenhe de Gaudí. Oito dias em Barcelona, só eu e a minha mulher, longe dos problemas quotidianos foram preciosos. Cansativos, é certo, mas muitíssimo gratificantes. Apesar da utilização dos magníficos e bem coordenados transportes públicos, foi preciso calcorrear quilómetros a pé e a idade não perdoa. Valeu a pena. Estou feliz. Aprendi como se deve preservar o património edificado, cultural e mesmo imaterial. Quero o meu País assim.

8 comentários:

  1. Zé,
    Fico contente por ti, essa é uma excelente forma de lavar a alma.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Querer o seu país assim vai ser difícil, Zé! : )
    Esse é um edifício com características muito peculiares. Não conhecia. Aliás, não conheço Barcelona mas poderia te-lo visto em fotografia mas não. Que edifício se trata?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Agostinho,
    É um prazer rever-te por aqui. Como sempre tens razão: foi um lavar de alma que bem precisava de tão atormentada que andava.
    Grande abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Catarina,
    É verdade os Espanhóis na questão da preservação do Património estão a anos luz de nós, mas pela positiva. Esta é uma das característica do Gaudí na sua edificação geométrica alternativa. Este edifício chama-se Casa Batló e fica no Centro de Barcelona. Mas há mais: a casa Milá, la Pedreira e a própria casa do Gaudí são verdadeiras obras de arte arquitectónica dos princípios do século XX. Vou tentar fazer um Power Point e enviar mais algumas. Fica prometido. Só não posso garantir rapidez.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Férias é muito bom Zé tanto por corpo quanto para a alma.Uma ótima semana pra você.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Arnoldo. É de uma necessidade absoluta alhearmo-nos do quotidiano.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Espanha que maravilha! Sou fã desse país. Esse povo vive mais que nós. Enquanto nós nos metemos em casa eles vão para a rua divertirem-se. A vida deles é bem diferente. Não conheço ainda Barcelona mas conheço muito bem o Norte.
    É difícil não vir feliz desse país onde tudo está bem cuidado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também conheço razoavelmente a Espanha na sua totalidade e por isso escapo-me para lá, quando posso. Adoro as Plazas Mayor onde se estendem esplanadas e se convive até altas horas ou pelo princípio da tarde. Por isso gosto tanto da siesta. Mas o que mais me agrada é a forma como eles preservam tudo. Desde a pequena casa na remota aldeia até à sumptuosidade monumental da Sagrada Família de Barcelona.
    Beijinhos

    ResponderEliminar