sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

NOVO ANO, vida nova!!!???

As sociedades modernas estão reguladas por convenções, rituais, normas. Por isso, como num passe de mágica, um segundo passa a valer um ano. Sim, quando amanhã, chegarmos às 23H59M59S, damos um salto de um ano, passamos de 2011 para o ano de 2012. Afinal, apenas, há um contínuum que não é possível medir com esta ordem de grandeza.
Para não parecermos "aves raras" temos que alinhar nesta e noutras convenções. Recusamos, todavia, os excessos de barulho, excentricidades, bebidas e outras, mais ou menos comuns.
Dependemos de decisões políticas que se regem por medidas diferenciadas de ano para ano e, assim, somos obrigados a aceitar situações para as quais não contribuímos.
Dependemos de circunstâncias várias, ao longo do ano, que nos tornam mais ou menos felizes. Nestas contingências nada podemos fazer.
Vamos então suplicar a QUEM tudo pode que nos dê saúde, paz, amor, afectos e muitos, muitos e verdadeiros amigos. Se conseguirmos estes desideratos teremos um ano de 2012 BOM PARA TODOS. É isto que desejo a todos.
Um abraço muito fraterno.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NATAL 2011

Imagem da Net

NATAL, dizem, é quando o Homem quiser. Poderá ser ou, talvez não. Porém, um Natal a sério, que comemora um aniversário de uma Personalidade que mudou o Mundo, tem uma data própria e um ritual único. Falamos de Jesus, o Cristo, o Ungido de Deus que, para além dos méritos que a História lhe atribui, consubstanciada numa diferenciação de épocas, a.C. e d. C. (antes de Cristo e Depois de Cristo), a cultura Ocidental foi e continua a ser muita influenciada pelos Valores que Jesus deu às gerações que lhe sucederam.
Acredite-se, ou não, mas o Natal só o será se não for redutor. Se não se limitar a reunir a família e a distribuir prendas, sem se pensar num Menino que nasceu para dar ao Mundo uma nova esperança. Nos dias que atravessamos, numa sociedade em que o Ter é mais importante que o Ser, comemoremos um Natal sem esquecer o protagonista principal: JESUS.
Santo Natal para todos os que por aqui passarem, crentes, ou nem tanto. Com um grande abraço muito fraterno e amigo para todos, independentemente de concordantes ou discordantes do que aqui se disse.

domingo, 11 de dezembro de 2011

O insondável sentimental

Imagem retirada da Net

Há sempre uma visão, um sentido do ver, que vai para além do olhar. Há sempre um amanhã para além do Hoje. Há sempre uma inquietação que vai para além do espírito, aparentemente, calmo. Há sempre uma história que vai para além da História mas, tão ou mais importante, que esta. Há sempre um Mistério para além do horizonte. Há sempre uma mística que vai para além do imanente e passa para o transcendente sem que a vontade humana interfira.
Tudo pode ser explicável através das neurocências. Tudo! Não. Quase tudo. O resto entra no domínio da Fé.
Em tempo de Advento, tempo de preparativos para a comemoração do aniversário do nascimento de Jesus, não fará mal meditar sobre tal acontecimento, sob o ponto de vista histórico e, sobretudo, sob o ponto de vista espiritual e sociológico. Talvez aprendamos alguma coisa.