segunda-feira, 16 de julho de 2012

Canudo!

Estamos na época das aspirações, de encarar o futuro, de construir uma vida, de ser alguém. Pelo menos é isto que os nossos jovens projectam quando se candidatam ao Ensino Superior para obterem um Canudo e, simultaneamente, almejarem uma vida melhor, mais desafogada monetariamente, ascensão social correspondente. Depois... depois, vem muita frustração. Muita ilusão desfeita. Muita inocência perdida.
Porque, ou não se arranja emprego compatível com os anos de estudo e o Conhecimento adquiridos, ou porque se olha para o lado e se vê o "chico-esperto" que, sem fazer um chavo, alcança prebendas e estatuto social e económico.
Então, naturalmente, vem a revolta. Apetece romper com o Sistema. Bater em tudo o que se move neste lodaçal de interesses ilegítimos, por se alicerçarem em mediocridades, em trafulhices, em parasitas partidários, que se outorgam direitos de salvadores e representantes do povo.
Lastimamos pelos mais jovens. Esperamos que, na Universidade, aprendam ética e a pratiquem, pela vida fora. Não se tornem em:
Rapace;               Ou mesmo...          Sórdido;
Espúrio;                                             Obtuso;
Lúbrico;                                             Canhestro;
Valido;                                               Repugnante;
Asinino;                                              Anão;
Sanguessuga.                                     Trapaceiro;
                                                          Especulador;
                                                          Salafrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário