segunda-feira, 22 de junho de 2020

Inconsciência


Inconsciência!!!

Não se conhecem os pormenores mas sabe-se, oficialmente, que há dois casos de covid-19 no concelho de Penamacor. Sabe-se, com um grau muito elevado de certeza que esses casos são da Meimoa. Especula-se que tais casos são de uns pais infectados pela filha, enfermeira, que veio de Lisboa depois de ter sido encerrado o serviço do IPO onde foram detectados vários casos positivos entre doentes e profissionais, local onde esta trabalha.
A mãe de família infectada é cancerosa ainda que não tenha muita idade. Anda na casa dos cinquenta anos. Certamente estará mais debilitada do que uma pessoa da sua idade cheia de saúde. A filha, enfermeira, não tem consciência desta fragilidade?
Para todos é muito difícil o período que estamos a viver. Nesta terra toda a gente mais nova teve de procurar outras geografias para fazer vida, já que aqui não há forma de se ganhar a vida ficando apenas os mais velhos. Logo, a ausência prolongada, de filhos e netos é extremamente dolorosa para todos. Para os próprios filhos e netos e, porventura, por menos capacidade de ultrapassar a saudade, para os pais e avós. É compreensível a ânsia de estar com os que mais amamos. A emoção dir-nos-ia que devíamos correr para os braços uns dos outros. A razão, o conhecimento científico impedem-nos de o fazermos porque o vírus é mortal, é muito contagioso e a ciência médica ainda não encontrou respostas mais adequadas do que aquelas que se traduzem no isolamento social.
Por tudo isto a atitude da jovem enfermeira só pode ser considerada irresponsável.
Oxalá não traga consequências, para já, inimagináveis, porque já trouxe algumas bastante preocupantes. Deixou de haver Missas em todo o concelho porque a senhora infectada almoçou com dois padres do nosso concelho no dia em que veio o resultado do teste e deu positivo. Os padres, de forma muito assisada, decidiram não celebrar missas no domingo já que o almoço decorreu no sábado.
A nossa população é extremamente envelhecida logo, muito vulnerável. Esperemos que a inconsciência de uma pessoa não se transforme numa tragédia para muitos.
Meimoa, 22 de Junho de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário