sexta-feira, 16 de julho de 2010

Confrangedor!!!???

Para quem teve oportunidade de ver ou ouvir o debate do estado da Nação no Parlamento - eu só ouvi, aos poucos, no rádio do carro - e esteve atento, certamente, tal como eu, deve ter achado confrangedor. Pelo conteúdo e, sobretudo, pelo coro de palmas a interromper discursos ocos.
A cada meia dúzia de palavras gastas, de tanto uso nos últimos tempos, lá estava a plateia a aplaudir ou a vaiar, segundo o quadrante político que defendem.
Para que serve este gente? Não passam de figurantes como os de um qualquer "talk Shaw" reles, feito por canastrões. E o orador até se dá ao luxo de efectuar pausas e olhar para a bancada para que alguém comece a bater palmas para arrastar os restantes. Deprimente. E paga o povo, a peso de ouro, a esta gentinha, sem qualidade e sem substância. A mediocridade no seu melhor. Como é que os nossos jovens não hão-de preferir um concerto à beira-mar, a ouvirem tantas patacoadas? É claro que eles, com este desinteresse, é que vão pagar as favas. Vão endividar-se, para tirar cursos superiores e, depois vão direitinhos para os Centros de Emprego, de onde nunca vem coisa nenhuma que valha.
Quem me lê poderá pensar que estou aqui numa luta contra a política e o sistema partidário. Puro engano. Estou preocupado, sim, com a política que se faz e o sistema partidário que temos, coisa bem diferente.
Transformar um Parlamento numa espécie de "comédias" (designação dada há anos, nas aldeias, ao circo ambulante) não deixa de ser triste e preocupante. Mas a culpa não é da Ciência Política porque essa é Nobre e faz parte integrante das Sociedades avançadas. A culpa é desta classe acomodada, acrítica e apalermada, que se vem alapando ao Poder de há trinta e tal anos a esta parte. E são sempre os mesmos, não sei se já repararam, pelo menos os das primeiras filas.
É assim que vão as Instituições. A propósito, no jornal Sol de hoje, vem uma notícia que o professor do PM - aquele que lhe ministrou as quatro cadeiras para ser licenciado em engenharia civil - candidatou-se pela terceira vez à nomeação definitiva na Faculdade de Arquitectura e, como seria de esperar, pôs em pé de guerra todo o corpo docente, porque fora reprovado nas duas vezes anteriores, tendo os Catedráticos de então, alegado que o mesmo detinha "competência pedagógica fortemente duvidosa". "De uma banalidade confrangedora". "Sem qualquer valor científico". "Investigação desprovida de valor" e não teve qualquer alteração no seu currículo, desde então.
E assim vamos deixando afundar este País. Agora até há quem defenda o voto em branco. Coisa que eu compreendo mas não aceito. Compreendo porque as pessoas não vêem alternativa credível, mas não aceito por essa é uma forma de demissão das populações. Deve-se votar naquele que se entenda como menos mau, porque medíocres são todos.

6 comentários:

  1. Zé, por demais evidente, creio que já ninguém tem dúvidas acerca da (in)competência de quem gere este rectangular quintal. Tenho, para mim, que é hora de apontar possíveis caminhos, de referenciar boas práticas. Sei que há poucas, mas elas existem. E há que estimulá-las.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Agostinho!
    também tenho essa sensação. É preciso fazer alguma coisa. Mas este povo sempre foi e é Sebastianista. Espera sempre por um Herói inexistente. Daí a necessidade de nos virarmos para nós próprios e lutar como podemos contra esta, inexplicável, fatalidade.
    Grande abraço amigo
    caldeira

    ResponderEliminar
  3. ahahahah. Não vi o debate do estado da Nação, tinha uns 11 anitos quando deixei de gostar de circo. Deixou de me agradar ver um animal a fazer figuras tristes para ser aplaudido por isso não vi mas, consigo imaginar o show que deram. O povo Português só conhece dois partidos e assim continuará: ora Ps ora PSD. Não saimos disto. Ainda não aprenderam que a porcaria é a mesma. Voto em branco também não será solução e como dizes dentro do mau haverá quem seja melhor. Os incompetentes têm sempre um lugarzito neste país não é? Pois é, sempre e não há erro que os derrube aliás estou convencida que os erros ainda os valorizam ora veja-se o exemplo de Victor Constâncio. Errou no Banco Portugal, erro no valor de milhões, erro esse de que não se deu como culpado e foi um trampolim para a sua nomeação como Vice-Presidente do Banco Central Europeu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Zé!
    Estou de regresso e fico muito contente por ver que continua a escrever com corpo e alma.
    Também não vi o debate sobre o estado da nação... e precisamente por todos sabermos bem demais o estado em que vivemos... Comédia, tragédia, "coboiada"... nem sei bem qual o melhor gérero para definir tal espectáculo!

    Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Confrangedor!!! Eu ouvi, enojado!
    Excelente texto, que gostaria ser capaz de escrever.
    Concordo com tudo.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. A Todos os meus seguidores os meus agradecimentos e o meu abraço. Esta semana não escrevi nada porque tendo andado, numa roda viva, para partir um cálculo renal que me estava a complicar a vida. Finalmente foi partido ontem àsa 14 horas. Ainda estou combalido mas com vontade de retomar estas nossas conversas informais, mas muito apelativas.
    Grande abraço a todos e votos de um feliz fim de semana.
    Caldeira

    ResponderEliminar