terça-feira, 27 de julho de 2010

Paradoxos!!!???

A imprensa de hoje traz duas notícias, no mínimo, preocupantes, no máximo, revoltantes.
Vamos por partes: Segundo o CM o Ministério Público vai levar a Julgamento, porque acusa, os hipotéticos corruptores do caso Freeport. E apenas estes. Não será caso para perguntar aos doutos Magistrados: então há corruptores e não há corruptos? Pode haver uns sem os outros? Paradoxo.
Outra notícia que me chamou a atenção. Uma adolescente deu à luz uma criança, numa sanita, em Gaia. Depois de tantas campanhas de educação sexual nas escolas, nos meios de Comunicação Social, nos Centros de Saúde será que uma mãe, independentemente da idade, não é capaz de ter um pingo de amor por um ser indefeso que carregou durante nove meses na sua própria barriga? Será que a adolescente não teve uma avó, uma mãe, uma assistente social, uma médica, que a ajudasse a não cometer este crime horrendo.
Numa época que o País se debate como um enorme problema demográfico não seria possível, o Estado, apoiar estas mães e, já agora, também os pais, para criarem mais uma criança?
Paradoxo.

11 comentários:

  1. Zé,
    Será que desta é que começam a aparecer os comentários?
    Não sei onde tu andaste a mexer, mas conseguiste a proeza de dar sumiço a n comentários de várias pessoas. :)
    Deixa lá, estas coisas acontecem e é a mexer que vamos aprendendo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olha Agostinho já verifiquei que tenho 10 comentários pendurados mas não consigo aceder a eles.
    Ah! como é dificil ser-se ignorante.
    Parece que, pelo menos, a partir de agora já podem comentar.
    Obrigado pela ajuda.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá a ver se desta vez o comentário vai ficar para a posterioridade...
    Ontem, antes do Caldeira vir ao meu blog, eu tinha estado a ler o seu texto, mas como saí, resolvi que o comentaria depois. Foi, portanto, com alegria que recebi a sua visita no meu blog.
    Há muito que acompanhava os seus comentários no blog do "nosso" Agostinho. Gostei da "sua verdade" e hoje também gostei desta sua refexão.No estado em que o nosso país está, nada do que nele acontece me espanta, embora a indignação seja crescente.Os magnatas do país cuidam dos seus próprios bolsos apenas. Quem reflecte sobre o resto sobre nós, os que gostamos de palavras e fazemos dela a nossa arma contra os indefesos.
    Obrigada, Zé.

    ResponderEliminar
  4. Há uma gralha. O que eu queria dizer era:Quem reflecte sobre o resto somos nós, os que gostamos de palavras e fazemos dela a nossa arma contra os indefesos.

    ResponderEliminar
  5. Zé:
    Aqui me tem, então, a comentar pela 2ª vez. O problema dos comentários desaparecerem ou não os conseguir moderar tem , MESMO, a ver com o blogger. De vez em quando endoida e desata a fazer disparates. Normalmente é rápida a solução, mas já houve uma vez que durou 2 ou 3 dias e foi geral.
    ...
    Vou só referir-me à 2ª questão da sua reflexão.
    Infelizmente, a questão do instinto maternal nunca existiu e muitos dos nossos jovens não têm exemplos positivos da maternidade...
    Desenvolvi e coordenei, durante 2 anos, um projecto de um "gabinete de apoio aos estudantes" e sabe que muitas mães, ao serem alertadas para e vida sexual activa das filhas adolescentes, me pediam que fosse eu a levá-las ao Centro de Saúde às Consultas de Planeamento Familiar? E maioria destas mães já tinham sido mães adolescentes e com história de verem + de um filho ser-lhes retirado pela Seg. social...
    Infelizmente a realidade ultrapassa a ficção.
    ...
    voltarei.
    1 abraço

    ResponderEliminar
  6. Resumindo as tuas preocupações: Tanta ignorância!!! Que é por conveniência é, disso não temos dúvidas. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ibel!
    Obrigado por comentar o que escrevi. Agradeço as suas palavras encorajadoras. Elas são, de facto, a arma dos indefesos.
    O problema da visibilidade dos comentários parece resolvido.
    Um abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  8. Em@!
    Peço desculpa pelo trabalho que lhe dei em duplicado. Sabe, a ignorância tem destas coisas. Sem querermos fazemos asneira. Foi o que aconteceu no meu blogue porque, efectivamente, eu sou um princiante nestas andanças.
    Concordo consigo quanto às mães adolescentes. Por mais que se tente e se faça há sempre alguém que não quer aprender. Ainda mais com as disposições legais em vigor que são facilitadoras e propiciadoras para a inconsciência colectiva. Mas que é triste, lá isso é.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  9. Brown Eyes!
    Também acho que é por conveniência e facilistismo. Porque há por aí muita gente que faz da sua vida uma constante corrida inconsciente e ininputável. Mas há sempre que pague a factura e, neste caso, somos todos nós e os inocentes indefesos.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Zé!
    Fico muito contente por ver que está muito bem acompanhado! :)
    A segunda notícia de que fala é de uma revolta inquantificável. Não sei ao certo por onde começar para que estas situações não ocorram. O que acho é que se torna cada vez mais difícil fazer valer o "humano" na sociedade dos nossos dias. Com toda a sinceridade, há falhas demasiado graves, como esta que relatou.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. JB!
    Obrigado por passar por aqui. É sempre um prazer "ouvir" as suas palavras sábias e sensatas, quer na maravilhosa poesia que escreve, quer nos comentários que produz. É uma dádiva contá-la entre os meus amigos.
    Bjs
    Caldeira

    ResponderEliminar