sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Orçamento de Estado

Hoje não se fala de outra coisa a não ser do Orçamento de Estado para 2011, que será entregue dentro de algumas horas na Assembleia da República, isto se não acontecerem imprevistos, como já houve, que a PEN entregue estava vazia. Já sabemos uma verdade incontornável: é mau. É muito mau. É péssimo. Para todos mas, principalmente, para os mais desfavorecidos, os sem voz, os marginalizados, os deserdados da sorte ou do juízo (que também os há).
No debate que houve de manhã apareceu, como de costume, o playboy, o menino filho de papá, que nunca fez nada de útil na vida e, o pouco que fez, foi à custa da cunha do pai, com aquela cara de pau que o caracteriza, como se fosse o Salvador da Pátria quando, na verdade e sem rodeios, é um dos seus coveiros. Não é o único mas foi dos que mais cavou a sepultura. Este país está a caminho da insolvência. Por causa da classe política? Não. Por causa da classe partidária, porque políticos somos nós todos. O conjunto de Boys que é preciso colocar em empresas que dão prejuízos de milhões, mas que os seus administradores ganham balúrdios.
Não é ficção basta ouvir as declarações do Vítor Baptista, ex-Presidente da Federação do PS de Coimbra, sobre a oferta que lhe fizeram para não se candidatar à presidência daquela Federação. Havia outro mais Jovem que precisava de tirar o tirocínio naquela estrutura e, conquentemente, a ele era-lhe oferecido um chorudo tacho, pago por todos nós, por serviços prestado ao seu partido.
Como se confundem as estruturas. O Estado e o partido que Governa. Melhor, o Estado e os partidos da área da governação.
Ainda hoje me dei ao trabalho de ver os Institutos e serviços Públicos dependentes da Administração Central e sabem que detectei 863. Muitos deles ninguém sabe para que servem mas, toda a gente sente, que são um sorvedouro do dinheiro público. Mas nestes eles não têm coragem de cortar. Precisam deles para colocar os Boys. Aos funcionários públicos reduzem os salários, aumentam os impostos. Enquanto isto decorria era apresentada uma proposta de aumento para o Administrador da CP de 50% e do Porto de Lisboa, de 30%. Isto não é apenas um escândalo é falta de vergonha, falta de carácter. É roubalheira.
Cada Povo tem o governo que merece. Pelos vistos esta penúria também é responsabilidade de todos, mas será que é em igual proporção? Será que quem nos governa há uma década não é responsável?
Este demente deixou que a Nação perdesse soberania e entregasse a Bruxelas os desígnios que o nosso povo há-de ter.
Nem tudo é mau, dirão uns. É verdade. O facto de sermos repescados, à terceira volta, para membro não permanente da ONU é um orgulho nacional, que deve ser creditado ao MNE. Mas não nos esqueçamos que fomos eleitos com os votos de ditadores da mais alta estirpe: Cuba, Líbia, Venezuela, Angola, etc.
Convido-vos, meus amigos e amigas, se tiverem tempo e curiosidade, a ver o perfil dos governantes no Portal do Governo. Tenho a certeza de que ficarão estupefactos.
Enfim, preparemo-nos para o pior e o pior não se sabe quando terminará.

20 comentários:

  1. Zé,

    Relacionando este com o seu anterior texto, que já tive o prazer de ler, já não sei quem conseguirá preocupar-se em SER CIDADÃO no caminho que o nosso país está a tomar. Creio que se avizinha a passos largos a lei do salve-se quem puder e o pior é que para os que menos têm não haverá grande salvação. Começamos a ver as nuvens da tempestade que se vai abater e é como diz... até quando? Quanto mais aguentaremos? ...

    Sempre pertinente a sua exposição dos factos e a sua opinião, a qual valorizo bastante e me conduz numa profunda reflexão, embora neste momento a indignação, a sensação de impotência deixa um gosto amargo no futuro que promete... ruptura!

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  2. É verdade JB,
    Resta pouco mais do que a revolta. Mas posso partilhar consigo um pensamento dum conselheiro do Rei D. Carlos que dizia: "a revolução há-de fazer-se, quer seja de cima para baixo, na ordem na paz e no progresso, quer seja de baixo para cima na anarquia, no caos e no desmantelamento da Lei e da ordem".
    Como vê é preciso consciência política e, mais do que isso, é a fome bater à porta para se perder o medo e castigar todos os infractores. Preocupa-me apenas os inocentes que serão sempre apanhados na enxurrada.
    Beijinhos
    caldeira

    ResponderEliminar
  3. Zé, hoje fui jantar fora com um grupo de amigos, como é habitual aos sábados, e o tema foi sempre o mesmo:orçamento do estado, crise, futuro dos filhos, reformas e por aí...
    Anda toda a gente, que é minimamente consciente, muito preocupada. Chego ao seu blog e deparo com esta sua análise lúcida e vejo que andamos todos a ver o desfecho do mesmo filme do desassossego.
    Como você foi feliz com o desenho que faz do nosso carrasco"No debate que houve de manhã apareceu, como de costume, o playboy, o menino filho de papá, que nunca fez nada de útil na vida e, o pouco que fez, foi à custa da cunha do pai, com aquela cara de pau que o caracteriza, como se fosse o Salvador da Pátria quando, na verdade e sem rodeios, é um dos seus coveiros."
    Os tempos são péssimos, mas você faz excelentes análises.
    Obrigada pelas palavras lindas que me escreveu.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Zéamigo

    Texto excelente. Posso não subscrever muitos dos trechos dele, mas, no essencial, está muito bem feito. Parabéns. E para um velho jornalista assim escrever...

    Quanto ao concordar ou não com vários passos - incluindo o Coelho... - permito-me transcrever: «Cada Povo tem o governo que merece. Pelos vistos esta penúria também é responsabilidade de todos, mas será que é em igual proporção? Será que quem nos governa há uma década não é responsável?»

    Ora muito bem; aqui éka porca torce o rabo. Tenho escrito, reescrito, triescrito, enescrito que NÓS, os Portugueses, não prestamos. NÓS, repito, pois sou um deles. Talvez infelizmente, mas palavra de honra que não me deram nem a possibilidade nem a oportunidade de escolher... Os pais são tiranos, como já dizia o António Silva.

    Claro que há (agora felizmente) muitas excepções; todas a regra as tem, mal seria se neste caso isso não se verificasse. Então, seria o caixote do lixo.

    Nem é preciso aditar os nomes dos que integram essa pleiade de excepções. Desde o António Damásio até ao José Mourinho, há muitos milhares, muitos, muitos.

    De onde, então, a esperança (aliás vã) de termos melhores políticos?, o que não seria difícil. Um País que começou com o filho a bater na mãe, não pode ser lá grande coisa. Pouco faltou para o jovem ser um matricida encartado e real. Mas, virtual, ninguém diga desta água não beberei.

    E prontes, como agora se diz, com o e sem es. Por aqui me fico e já ocupei muito espaço. O que é natural, com os meus 129,873 quilitos...

    Espero por ti lá no meu covil. E por te tornares meu seguidor. E, sobretudo, pelos teus comentários. Oxalá a minha Travessa não te desiluda. Mas, se não gostares - diz. Isso éké a Liberdade, isso éké a Democracia.

    Abs

    PS (sou, mas aqui é Post Scriptum) - Um destes dias ainda vou parar à Comichão dos Conflitos. Então e como protesto, passo a dormir descalço... Édomem.

    ResponderEliminar
  5. Henrique,
    Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Vindo de quem vem é um enormíssimo elogio.
    Devemos ser, mais coisa menos coisa da mesma idade, (eu tenho 67) por isso, sem salamaleques e, se o permites, vamos tratar-nos por tu. É mais aconchegante e eu gosto de fazer amigos com abraços ou apertos de mão bem quentes e apertados.
    Já passei pelo teu covil e adorei. Senti-me muito cómodo na Travessa do Ferreira. Sentí-me em casa. E isso é bom porque a versatilidade de cada um de nós é recíproca. Eu aqui onde "o Judas perdeu as botas" e tu aí numa travessa da Lisboa Antiga que eu amo.´
    Só a Democracia é que nos permite este tipo de conversas descontraídas e descomplexadas. Viva a Democracia!
    Sinto-me um Zé Ninguém ao pé de um HOMEM de Saber e Conhecimento de experiência feito, acumulado com o Saber Colegial, Universitário, Científico. Mas isso faz-me feliz. Gosto de conviver com quem possa aprender alguma coisa.
    Sinto que tivémos a desdita de nascer neste rectângulo mas, paradoxo, muito orgulho de ser Português. Tenho consciência de que fomos todos nós que construímos um bando de madraços, por preguiça ou permissividade, mas também tenho a certeza de sermos - no mundo globalizado - dos melhores, quando queremos e nos esforçamos. Ao Damásio e ao Mourinho eu acrescentaria Manoel de Oliveira, Manuel Antunes (cirurgião cárdio-toráxico, Lobo Antunes. Para citar apenas os vivos. E muitos anónimos que dão o litro para ser alguém e andarem de cara levantada. E isso não pode deixar de nos orgulhar.
    Uma curiosidade. Um dia disse a um Professor Holandês quando ele me dizia que ia maravilhado com a nossa capacidade de improviso: "se nós tivéssemos a vossa capacidade organizativa seríamos muito melhores que vós".
    Vamos ficar por aqui, por agora, porque já te adicionei aos favoritos e vou seguir-te com a regularidade possível.
    Um abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Zé,
    Hoje fico-me pela leitura dos comentários. Mas, ao sair, gostaria de emitir um desejo: que nunca nos falte a serenidade e a lucidez!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Agostinho,
    Comungo desse desejo. Serenidade é fundamental para a análise dos acontecimentos. Lucidez é a capacidade de discernir entre o óbvio e o complexo. Oxalá nunca nos faltem até ao fim dos nossos dias.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  8. Zé,
    eu ando assustada.
    não só com o panorama geral, mas com o grau de fastio que sinto sempre que oiço falar destes temas. e logo eu, que sempre fui uma rebelde.
    mas não consigo, tenho que preservar a minha sanidade mental. deixei há muito de ver TV e agora leio só 2 jornais. 1 diário e um semanal.claro que não abandonarei a luta pelo que eu acho que é correcto e ficarei a ver os comboios passar... mas tenho que manter-me serena e lúcida.

    beijo

    ResponderEliminar
  9. Em@,
    É caso para isso. Isto é muitíssimo grave. Mas não nos podemos deixar abater. O Poder, que nos é dado pela Democracia, não se esgota no voto. Tem de se ir mais além. A Net e estes blogues são uma forma de levar as pessoas a reflectir e a agir. É conhecendo os problemas e os desvios do PODER que nos permite comunicar com os outros para que nos possamos defender, nem que seja votando com mais consciência e melhor esclarecidos.
    É evidente que é preciso manter a lucidez e a serenidade mas isso não invalida que estejamos atentos.
    Beijo
    caldeira

    ResponderEliminar
  10. Zéamigo

    Prontes, asneira que agora se diz, impunemente!!! Pronto, pronto, Amigo, não se fala mais nisso, estou ruborizado com o que me dizes, sou muito envergonhado, tímido e introvertido, como podes ver...

    Fiz 69... anos, no mês passado, tu és um jovem, um crianço ainda de cueiros, ao pé deste ancião despudorado.

    A Esperança é a última coisa a morer, frase que se tornou calina, mas ainda conserva o seu valor. Pelo menos, isso. Resta-nos, portanto, ter alguma, por mínima e enfezada que seja. Vae victis!!!...

    ResponderEliminar
  11. Zé,
    como eu não tenho vergonha, venho deixar um convite:
    tem um desafio à sua espera. Sua presença é imprescindível. ;)
    beijo

    ResponderEliminar
  12. Sabemos que temos que caminhar...mas espere se um futuro com muitas pedras pelo caminho...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  13. Sabemos que temos que caminhar...mas espere se um futuro com muitas pedras pelo caminho...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  14. Zé mais uma vez subscrevo tudo o que disseste e só vou acrescentar que depois de tudo o que conhecemos, tudo o que sabemos e de tudo o que imaginamos quem tem vontade de produzir? Quem pode ir para o trabalho com aquela vontade indestrutível de há uns anos atrás? Aquela vontade que nos levava a trabalhar sem estarmos à espera de horas extras? Aquela vontade só possível em alguém que acredita que o seu valor será reconhecido? Ninguém. O desanimo é geral. Viste o sorriso desse playboy na apresentação do orçamento? Que apetecia? Também a mim. Ele agora só reza para que o orçamento não seja aprovado. Sabes porquê? Já acabou com tudo, os fundos terminaram, o pessoal do partido já está cheio e agora só querem fugir, irem gozar o nosso dinheirinho. Eu deixava-o pensar que fugia e metia-o no chilindró que é onde ele devia estar, ele e a corja. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Corajoso! Inteligente! Crítico! Verdadeiro! Sem papas na língua.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  16. Henriqueamigão,
    Com que então fizeste 69 (sessenta e nove anos), nada de más interpretações e consideras-te velho ao pé de mim? Que exagero. Apenas mais dois do que eu. Coincidências, ou nem por isso, também és virgem como eu. Também fiz 67 no mês passado.
    Já agora relativamente a resposta ao comentário no teu covil: Eu disse Camilo Castelo Branco e não camelo.
    Adoro este teu sentido de humor. Esta maneira de estar na vida. Brincalhão. A esperança é mesmo a última coisa a morrer e nós que nascemos na Guerra sabemos bem o que é passar privações.
    Abração
    Caldeira

    ResponderEliminar
  17. Sonho,
    Adoro o seu optimismo. Pode não ajudar muito na resolução dos problemas mas mantém o astral em cima.
    Concordo é que há muitas pedras pelo caminho mas, cada ultapassagem é uma vitória e juntos nesta luta vamos conseguir.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  18. Brown Eyes,
    Estamos em sintonia em muitos dos nossos pensamentos e reflexões. Partilhamos até os mesmo valores e a mesma raiva perante a injustiça.
    Comungo da ideia de que o socratino devia estar na cadeia em vez de andar a esbanjar o nosso dinheiro.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  19. Amigo Serrano,
    Obrigado pela opinião. Fico feliz por ter gostado da análise. É a minha maneira de estar na vida. Já tenho idade e vontade de mudar.
    Um abraço fraterno
    Caldeira

    ResponderEliminar
  20. Amigo Serrano,
    Queria dizer que não tenho idade nem vontade. Estas gralhas são próprias de quem escreve ao correr da pena.

    ResponderEliminar