quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma

Para os Cristãos Católicos, inicia-se hoje um percurso de reflexão pessoal e religioso, tendo em conta o Mundo em que vivemos e as circunstâncias da vida em Sociedade.
O tempo que decorre desta Quarta-Feira de cinzas até ao domingo de Páscoa é propício para os crentes e não crentes aprofundarem, na sua linha de pensamento e de actuação, alguns valores que resvalaram para planos inclinados de onde é difícil voltar. Mas que, apesar das dificuldades, se torna imperioso inverter se queremos, nesta vida, alcançar alguma pitada de felicidade. É que a Ética mesmo que entendida, apenas e só, na sua fenomelogia científica, também se vê confrontada com situações de injustiça, infelicidade, iniquidade, que são, ao mesmo tempo Valores Éticos e Valores Morais.
A religião, ao contrário do que muito boa pensa, não passa de um reflexo de Deus em cada um de nós, quer se acredite ou não na Sua existência. É que Deus não é um Ser, uma Coisa, que cai do Céu mas é um fenómeno interior que não tem explicação científica mas que se sente. Tal como frio, que sendo ausência de calor, nenhum Físico é capaz de enunciar de outra forma esta sensação. A escuridão, sendo ausência de Luz, nenhum Axioma consegue explicar, com mais pormenor, do que se trata.  Poderíamos continuar a dar mais exemplos mas ficamos por aqui. Quer se acredite ou não na Existência de um Deus, um Ser divino, Um Ente Superior jamais alguém foi capaz de explicar a sua inexistência. Ou se acredita ou não. Mas da mesma forma que se pode por em causa a ausência de Deus tem de se considerar a sua existência.
Poder-se-á dizer que Deus é uma realidade e outra, bem diferente, serão as religiões ou igrejas. Porém, duma coisa temos de estar certos o Homem/Mulher tem necessidade de se encontrar consigo próprio. E este é o momento para iniciarmos uma caminha de interiorização da nossa Fé e da nossa forma de estar na vida em Sociedade. Vamos a isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário