quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Os Reis Magos segundo a História, nem eram Reis nem Magos, mas eram Homens ligados ao Saber e ao Conhecimento da sua época. É da tradição Cristã que eles sabiam do nascimento de um Menino Especial e isso os impelia a visitá-lo e a oferecer-lhe o que melhor se adaptava à Sua condição. Por isso lhe deram ouro, incenso e mirra. Ouro que simbolizava que aquele Menino era um predestinado a ser Rei. Incenso, porque Ele provinha da transcendência e não da imanência, como era comum, e mirra como símbolo de finitude na Terra.
Deixando a História fica a tradição e esta chega aos nossos dias com uma celebração festiva no dia 6 de Janeiro e com ela se encerra a época natalícia.
Ainda que a tradição já não seja o que era, mantém pequenos traços que será uma pena se os deixarmos morrer por falta de empenhamento. Neste dia de Reis, mesmo sem um cariz, especificamente, religioso cantam-se os Reis e distribui-se amizade, solidariedade, alegria. Ingredientes indispensáveis à construção da Paz.
Que bom seria se pudéssemos viver o quotidiano sem notícias de assaltos, assassinatos, violações dos direitos humanos?
E se, cada um de nós, fizer algo para que a tradição não morra? E se num amanhã, que começa hoje,  contribuíssemos  para a construção da Paz?
Talvez o Ano de 2012 que está tão ensombrado por nuvens plúmbeas se torne mais brilhante, deixando passar o raios do Sol quente de fogo.

6 comentários:

  1. Então os verdadeiros presentes deveriam de ser entregues hoje.
    Um bom ano 2012

    ResponderEliminar
  2. Também a crise está a tomar conta de mim, sobretudo nesta vontade de não querer ter vontade. De me mudar a mim, pois só a mim posso mudar.
    Esta passagem pelos "Reis" da minha imaginação fez-me bem. Agradecido aqui lhe deixo um abraço com votos de bom ano de 2012.

    ResponderEliminar
  3. Querido amigo

    Gostei muito do seu texto.Feliz 2012!

    Obrigada pela atenção que sempre me ofereceu.

    Um grande abraço
    Ibel

    ResponderEliminar
  4. Manjedoura,
    Obrigado por passar por aqui. Um Feliz 2012.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Serrano,
    Cheguei a pensar que estava zangado comigo. Não tenho recebido os seus interessantes E_Mails. Pensei, também, que estivesse doente.
    Fico muito grato por ter passado por aqui e por saber que vai empurrando a vida, como é apanágio da nossa idade.
    Muito obrigado pelos votos de Bom 2012, votos que retribuo com muito afecto.
    Grande abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Ibel, como tem passado? Espero que bem. Que saudades eu tenho dos seus conselhos, dos seus poemas, das suas palavras reconfortantes.
    Fico-lhe muito grato por ter passado por aqui. Desejo-lhe o melhor do Mundo neste ano de trevas. Espero que para si e para os seus brilhe sempre o Sol com intensidade.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar