terça-feira, 4 de março de 2014

Guerra!

Já passei por duas guerras. A segunda Mundial que nos trouxe miséria, fome, senhas para obter alimentos. Não houve mortes por tiros ou bombas mas houve muitas mortes prematuras por subnutrição. 
A outra participei nela, a contra-gosto, como furriel miliciano, no então Ultramar. Esta trouxe-me raiva, desespero, desgosto. Principalmente, desgosto. Sim desgosto, não por perder tudo - o que de material se possui - o que construí em toda a minha adolescência e juventude e com o qual vivia feliz e contribuía para a felicidade dos meus, mas por me terem retirado os cheiros, os pôr-do-sol, o mar cálido, os afectos e tudo aquilo que não compra com dinheiro.
Agora, em plena velhice, parece-me que umas bestas que nada aprenderam com a História voltam a ameaçar com uma Guerra que pode ser um grande tragédia para toda a humanidade. A Ucrânia está em Guerra e a Rússia acicata-a. Quer mais. Quer mais países envolvidos. Quer calcar com a bota da tropa a liberdade de um povo que ainda mal teve tempo da saborear. 
E não se diga que é lá longe. Que pode não chegar cá. Sempre chegou, de uma forma ou de outra. Não é agora na época da globalização que nos deixam de fora. E nós, pobre país periférico e pequeno, apanhamos sempre por tabela sem termos capacidade para ripostar, para desobedecer aos comités ao politburos que grassam em todo o mundo.
É triste tal sina. Principalmente depois de tanta inovação e evolução que a paz permitiu à humanidade. Mas esta raça de políticos anacrónicos não são capaz de ver para além do seu umbigo e está tudo dito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário