segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Esboço de História contemporânea


Decorriam as duas últimas décadas da monarquia constitucional, com um Rei intelectualmente superior, um investigador, um pintor, um homem da cultura e um governo que desde a Constituição de 1822 alternava entre dois Partidos Políticos devidamente legalizados.

Tempos conturbados, com um Partido Republicano com alguma importância e implantação em Lisboa, que tudo fazia para derrubar a Monarquia.

Havia inimigos internos do regime monárquico mas os externos ainda eram mais e com maior poder.

Daí que a vida do penúltimo Rei de Portugal não tenha sido nenhum mar de rosas. Ele que sofreu diversos contratempos num reinado que pretendia que fosse mais ligado aos prazeres da investigação marítima, à pintura, à caça e ao galanteio às mulheres do que à tarefa maçadora da governação.

Desde logo o Ultimato Inglês país com quem Portugal tinha a mais antiga aliança, ainda que não fosse, necessariamente, a melhor aliança.

Este Ultimato foi motivado pelo célebre Mapa Cor-de-Rosa estabelecido entre Portugal e Espanha, que dividia as possessões ultramarinas entre estes dois Países. Sendo este acto um direito de ambos, porque foram eles os descobridores e primeiros povoadores dos territórios descobertos, mas tal deixava de fora a cobiça da maior parte dos países da Europa que via naqueles territórios uma fonte de rendimentos, sem esforço.

Com amigos destes quem é que precisa de inimigos.

Mas as coisas são como são e os pobres, os pequenos, os indefesos são muito vulneráveis à inveja e ao poder dos ricos e poderosos.

Internamente e como acima se disse o Partido Republicano procurava deitar as garras de fora daí a Revolução de 31 de Janeiro.

Para o descontentamento popular e para reforçar o ideal republicano muito contribui João Franco Presidente do Governo, com o seu caciquismo e os seus laivos ditatoriais.

Acresce a todas estas diatribes internas as revoltas do Ultramar, desde a Guiné a Timor e consequente repressão pelos Governadores locais, representantes do Rei.

Mas, mesmo que em lume brando a revolta ia-se instalando, muito devido à numerosa e cada vez mais parasitária Corte Real, enquanto os trabalhadores e os operários cada vez viviam com mais dificuldades, muitos deles no limiar da sobrevivência.

Daí até nova tentativa de revolução fosse um passo muito curto que, desta vez, foi gorada em 21 de Janeira de 1908. Não resolvendo o problema serviu de incubadora para uma aliança espúria entre a Maçonaria e a Carbonária e para o trágico acontecimento do Regicídio com o assassinato de D. Carlos e seu filho D. Luís Filipe em pleno Terreiro do Paço em Fevereiro desse mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário