quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

 

O UNIVERSO!

A ciência demonstra, cada vez mais, que o planeta é uma máquina com uma imensidão de peças, umas maiores e outras menores que, em equilíbrio faz acontecer harmoniosamente a interligação e interdependência dos diferentes ecossistemas, que num hino ao Criador, cantam hossanas à vida, a todos os tipos de vida.

Quando alguma das peças se desregula a máquina estrebucha, soluça com choro plangente e os ecossistemas entram em desestabilização quando não, mesmo, em conflito e até confronto.

O Homem, peça muito importante desta máquina complexa, porque tem a capacidade de interferir na arrumação e afinação, ou o contrário, das restantes peças que compõe o sistema, na sua ânsia de poder, não mede as consequências dos seus actos e, muitas vezes, cria o descalabro e a desgraça. No seu afã de acumular dinheiro não olha a meios e fecha os olhos a princípios e valores que deveriam nortear a sua postura e forma de agir.

Assistimos, na Turquia e na Síria a uma demonstração inequívoca de como não se devem fazer determinadas coisas, como construções sem acautelar o risco de sismo, por exemplo. Por esse mundo fora há muitos outros exemplos de desgraças que, com facilitismo, se atribuem à Natureza, mas que tiveram sempre por detrás mão humana. Vê-se nos sismos, mas também nas cheias, nos incêndios e noutros tristes episódios que ceifam vidas inocentes.

 No meio de tanta desgraça, tanta morte e tanta destruição, aparecem imagens que nos elevam a alma a outros patamares. Aquela criança que ainda trazia o cordão umbilical que nos veio a chamar à atenção para o dom da vida, como documenta a fotografia que circula na net. Não podemos deixar de perguntar a nós próprios: - Como é que num cenário de horror e morte se pode nascer?


Haverá muitas explicações. Umas cientificamente sustentadas e outras nem tanto. Porém, para os crentes num Deus Maior será fácil acreditar que, a esse Deus, nada é impossível. Que, como o próprio Deus, feito homem, dizia, “Contudo, nenhum fio de cabelo da vossa cabeça se perderá” (Lucas 21-18). Deus conhece cada um pelo seu nome, sabe tudo sobre cada um mesmo antes de nascer.

Esta imagem da vida a irromper dos escombros e da morte levam-me a questionar: -Será que os supra-sumos da política têm o direito de legislar sobre quem deve morrer ou deve viver?

08/02/2023

Zé Rainho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário