domingo, 21 de novembro de 2010

Como é possível!!!???

Hoje, pelas dez horas da manhã, tive conhecimento pelos intervenientes de uma facto deprimente.
Aqui vai, resumidamente.
Uma pessoa trabalhadora e lutadora, mas simples e honesta, candidato às últimas eleições autárquicas na freguesia viu-se a braços com uma inspecção da ASAE num bar que explora, apenas nos três meses do Verão, numa zona de lazer que, venha-se lá a saber porquê, o multou numa quantia, perto dos sete mil euros.
O local é esplendoroso, muito agradável e anima a pacata povoação bastante visitada por forasteiros.
O Bom Homem entendeu por bem, socorrer-se do vice-presidente da Câmara pedindo-lhe ajuda para que lhe fizesse, por escrito, uma exposição para tentar amainar os corações dos responsáveis daquele Organismo Inspectivo. Até por ser desproporcionado e ser, manifestamente, um excesso de zelo que não beneficia a imagem do Organismo.
Resumindo: trata-se de um ser humano com dificuldades argumentativas que se socorre de um outro concidadão, mais habilitado e mais capacitado para o fazer. Até aqui nada de anormal. A mim parece-me até salutar pelas duas partes: o que precisa de auxílio e o que tem capacidade para ajudar, ainda que estando em barricadas diferentes, sobre o ponto de vista político-partidário. Honra os dois.
Enquanto o auxiliador estava a gizar os argumentos recebe um telefonema do Presidente da Câmara. Sobre a razão do telefonema nada se sabe. Apenas se conhece que o Vice-Presidente lhe disse que na altura estava ocupado a ajudar o adversário político. E o que é que acontece: - o mentecapto do Presidente desanca o seu vice-presidente por este estar a ajudar um adversário político, como se este fosse um inimigo.
Ora pensem comigo. Então não seria normal que um Presidente de uma Câmara, após eleito, tratasse todos os seus munícipes de igual forma? Não será ele o Presidente de todos os seus conterrâneos e eleitores? Não é pago com os impostos dos seus amigos mas, igualmente dos seus adversários?
Como se pode ser tão mesquinho? Tão invejoso? Tão crápula? Tão desumano? Tão rancoroso? Tão néscio? Tão vingativo? Tão verme?
Só vejo aqui uma tímida justificação. É um ser mal formado. Lida mal com a Democracia. Não merece desempenhar o lugar de tão alta responsabilidade.
Quero acreditar que os políticos não sejam todos assim. Mas estas ovelhas ranhosas colam à classe política uma imagem do mais puro negativismo.

16 comentários:

  1. É amigo, quem não vive pra servir, não serve pra viver.
    Corretíssimo sua indignação.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Que frase mais certeira Silviah. "Quem não vive para servir, não serve pra viver".
    Mas que é triste e indigno é.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  3. Zé, mas , infelizmente, esta é a relaidade que temos.depois de eleitos os presidentes não são nada para todos...mas sim para os bois e garles.
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Zé há excepções mas as excepções não são eleitas. É que esses sufocam os outros, por conseguinte,todos os eleitos são assim. Quem está na política para ajudar a desenvolver, para modificar, para ajudar, blá,blá? Ninguém, estão para encher o saco deles, apenas para isso. Eu costumo dizer que só vai para a política quem sabe que é inútil. Quem sabe o valor que tem não escolhe a política onde, de antemão, conhece metodos e objectivos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Em@,
    Tens razão. Em campanha eleitoral o candidato e o eleitor parecem ser "Deus com os Anjos". Depois das eleições já aparece o Excelentíssimo Presidente e o Zé da esquina, sem misturas, porque isso é desprestígio.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Brown Eyes,
    É verdade, há excepções mas estas não são eleitas. E não são eleitas porquê? Porque são sérias e o zé povinho é masoquista, gosta de ser enganado com promessas falsas.
    Concordo com a máxima filosófica "só vai para a política quem sabe que é inútil". E porque estamos, a rebentar pelas costuras, de políticos inúteis, encontramo-nos na miséria a que chegamos.
    Mas temos o dever de continuar a denunciar atropelos, compadrios, corrupção, porque só assim podemos dizer que nós estamos com o País.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Zé,
    Dizem que o de Alicante é bom, mas não o de Penamacor. Que queres, há domingos assim, peganhentos... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. As pequenas acções definem os grandes Homens! Honra-nos o vice-presidente?! Ainda bem! Dos outros não há-de rezar a História.
    Mas fica-nos cá dentro a roer esta enorme angústia: então o partidarismo pacóvio e saloio já nem deixa que se pratique o Bem pelo Bem?! O homem desumaniza-se e torna-se lobo? Os lobos que me desculpem...

    ResponderEliminar
  9. Zé,

    Nestes momentos fica mesmo a indignação perante a situação que descreveu. Nem sei que palavras utilizar... o seu texto diz tudo...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Catarina;
    É mesmo à portuguesa e no seu pior. Mas cada povo tem o "governo" que merece.
    Abs
    Caldeira

    ResponderEliminar
  11. Agostinho,
    Sagaz e atento. Vais a todas. O de alicante é óptimo e eu adoro-o. Sou um guloso. Este é uma cavalgadura.
    Abraços
    Caldeira

    ResponderEliminar
  12. Amigo Serrano,
    Neste caso é como disse. Já não se pode praticar o bem pelo bem. O meu amigo, e nosso colega Agostinho, que o convido vivamente a visitar, pela qualidade da sua poesia e narrativa, no "Interioridades", é que a sabe toda. Foi na mouche.
    Um grande abraço amigo.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  13. JB,
    É a desilusão total com estes procedimentos, no mínimo, escandaloso e revoltante. Mas é a verdade pura e dura, infelizmente.
    Beijinho muito amigo.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  14. Caro Zé
    Vi o seu comentário no blogue da Catarina "Contempladora Ocidental" e segui-lhe o rasto até ao "cidadaniactiva-beiraoraiano".
    Apesar de estar inactivo, este seu projecto de blogue, sugeriu-me que o seu "dono" será um homem interventivo, por isso deixo-lhe uma sugestão para exercer a sua cidadania:

    PETIÇÃO por uma ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CONTRIBUINTES FISCAIS, in http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=anc

    também convido-o a visitar este blogue (que não é meu), só que acho que deve ser visitado por portugueses que querem mudar (ou pelo menos tentar), o "statu quo":

    http://cidadaniaproactiva.blogspot.com/

    Cumprimentos
    Ana Almeida

    ResponderEliminar
  15. Fenix,
    Obrigado por passar por aqui. Efectivamente o outro blogue está inactivo. Eu sou um principiante nesta área. Se quiser pode seguir em portugalprofundo http://covadabeirainterior.blogspot.com/ Já dei uma vista de olhos ao blogue cidadania pro activa. Gostei e vou seguir. Iguamente vou seguir o seu Vozes dos que não têm voz.
    Cumprimentos
    Caldeira

    ResponderEliminar