terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Sê a mudança que queres ver no Mundo"

O título desta mensagem "roubei-o" - roubar é feio - pedi-o emprestado, à minha amiga E.A. num comentário que deixou neste espaço, para poder reflectir sobre a profundidade que encerra.
Nós, os portugueses, somos, em regra, pessimistas, tristonhos, queixinhas, saudosistas, sebastianistas e outros epítetos que nos empurra para o "fado da desgraçadinha". Não sei se os outros povos são assim. Para o caso pouco importa. Interessa-nos pensar em nós, mesmo que pareça egoísmo.
Não sei se se dão conta de que quando alguém, amigo ou apenas conhecido, nos encontra e pergunta: - como estás? Ou como vais? A resposta é quase sempre: - cá vamos andando. Às vezes acrescenta-se, como Deus quer.
E a vida corre bem? A resposta habitual: - vai andando. Assim, assim. E que pensas fazer? Ah!, é complicado. Não sei bem. Tenho dúvidas. Talvez faça isto, ou aquilo.
Está aqui o retrato, sucinto, do português comum. É uma personagem do assim, assim; do talvez; do mais ou menos. Raramente se vê alguém positivo, convicto, realista e, ao mesmo tempo, optimista, construtivo. É sempre um "tento não caias". Medroso. A tentar viver o amanhã, sem desfrutar o hoje. Ou, o que também é vulgar, a viver o ontem, o que já passou, para não enfrentar as situações que se lhe deparam.
Já li em vários relatórios científicos, que nos indicam como um dos povos que mais anti-depressivos consomem, per capita.
Tudo isto me leva a pensar que algo de errado se passa no "reino português". Sim, porque se nos lembrarmos que fomos capazes de dar ao Mundo novos mundos, com pouca ciência e muita valentia, com pouco dinheiro, mas muita audácia, porque nos tornamos nesta espécie de cortejo fúnebre onde nem as carpideiras faltam, para tornar mais pesado o féretro?
Acho que é preciso mudar de atitude. Eu por mim já decidi. Quando me perguntam, como vais? Respondo convicto: - Estou bem. Estou vivo.
Cada um de nós tem de fazer a sua parte. E digo-vos que vale a pena. Tenhamos uma atitude positiva. Não esperemos por ninguém que venha resolver os nossos problemas. Sejamos forcados e vamos para os cornos do touro, sem medo e com determinação. (Há, não levem à letra esta coisa dos forcados, eu até não gosto de touradas).
Sejamos, como diz a E.A. do didascália: "a mudança que queremos ver no mundo".

12 comentários:

  1. Zé,
    A citação é de Gandhi, minha, só mesmo a lembrança.
    Mas é, de facto, uma frase muito adequada. Um mote para um texto pleno de verdade e significado.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Zé somos um povo parado, morto, sem ambições saudáveis, porque ambições existem, as de viver com o máximo fazendo o mínimo, conseguindo uma cunha para tudo, esperando que alguém faça. Por isto, porque pensamos assim é que só há uma resposta possível para essa pergunta:
    cá vamos andando ou, ainda, como Deus quer que é o mesmo que dizer como os políticos ou poderosos querem.
    Afinal que fazemos nós? Pendurarmo-nos em alguém portanto é esse alguém que fica com a nossa vida na mão, não podemos responder de outra maneira. Não será?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Dias (1985) afirma: “A actividade portuguesa não tem raízes na vontade fria, mas alimenta-se da imaginação, do sonho, porque o Português é mais idealista, emotivo e imaginativo do que homem de reflexão [...] O Português tgem vivo sentimento da natureza e um fundo poético e contemplativo estático diferente do dos outros povos latinos. Falta-lhe também a exuberância e a alegria espontânea e ruidosa dos povos mediterrâneos. É mais inibido que os outros meridionais pelo grande sentimento do ridículo e medo da opinião alheia. É, como os Espanhóis, fortemente individualista, mas possui grande fundo de solidariedade humana. O Português não tem muito humor, mas um forte espírito crítico e trocista e uma ironia pungente”.

    Coelho (1978) afirma: “O povo é numeroso, cronicamente mal alimentado e dominado pelo tradicional fatalismo.”
    As conclusões a que estes estudiosos chegaram não estão muito fora da verdade, pois não?

    Admiro o positivismo dos americanos: “Como está? Estou muito bem, obrigada.” E prometem mundo e fundos. Quando alguém conta algo que não lhe correu bem, o seu interlocutor responderá: “Prometo que tudo te vai correr bem.”

    ResponderEliminar
  4. E.A.,
    Desconhecia a autoria mas a lembrança é suficiente e, para mim passou a ser sua. Foi através de si que construí o texto. A si o devo.
    Ainda bem que gostou.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Brown Eyes,
    É comum ver as pessoas penduradas nas cunhas para subir na vida, ultrapassar as regras, utlizar esquemas para furar o sistema. Isso é verdade. Mas será isso que as pessoas de bem desejam?
    Adorei a afirmação "somos um povo parado, morto, sem ambições saudáveis, porque ambições existem, as de viver com o máximo fazendo o mínimo". É o retrato fiel da maioria das pessoas.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  6. Catarina,
    A realidade está espelhada nos textos citados.
    Mas, o que efectivamente precisamos é de pragamatismo. De sermos capazes de ir à luta. De sermos construtivos. Deixarmos de ser lamechas.
    Começamos por nós. Vamos a isso, está bem?
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Zé,
    felizmente já consigo comentar e postar...
    quanto ao teu post inspirado na citação de Gandhi que a EA muito bem trouxe à baila, resta-me só acrescentar o seguinte:
    - todas as características que realçaste não passam de marcas genéticas...
    - a mim, que sou uma pessoa positiva e lutadora (embora tenha os meus dias menos bons), sabes o que me aflige mais, mas muito mais? é verificar que quando as pessoas perguntam "como estás?" ou "estás bom/boa", não querem, a maioria das vezes, saber se estamos ou não bem...usam aquilo por uma questão de educação e já têm as frases tão mecanizadas que já assisti a situações (algumas comigo mesma) em que as pessoas fazem a pergunta e respondem "estou bem, obrigada." sem terem esperado pela resposta e pergunta da pessoa a quem se dirigiram... prefiro mil vezes o pessimismo da pessoas à frase feita e à indiferença.
    ____
    eu que não sou, nem nunca fui, choramingas, prefiro responder: Hoje sinto-me bem, obrigada.

    beijinho e boa noite.

    ResponderEliminar
  8. Pois!!! Mas está difícil... porque nós deixámos o nosso destino entregue sabe-se lá bem a quem: em Lisboa? Em Bruxelas? Em Paris? Em Berlim? Será que ainda nos deixam ser GENTE?

    ResponderEliminar
  9. Em@,
    Óptimo que tens tudo resolvido. Eu consegui entrar e comentar os problemas que tinhas no teu espaço.
    Quanto ao assunto do meu post eu tenho que concordar contigo. Por vezes utilizam-se frases feitas, macanizadas, sem sentimento nem conteúdo. Mas é como dizes: Precisamos de ser positivos. Principalmente nós que nos habituámos, de crianças, a ver o Mundo colorido e a convivências solidárias.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  10. Amigo Serrano,
    Se calhar não nos deixam ser gente. Mas nós não podemos permitir que Berlim, Bruxelas, Paris ou qualquer outra parte do Mundo nos roube a Pátria ainda que possam roubar o País. Lembremo-nos dos conjurados que ontem celebrámos. Poucos, mas bons, conseguiram a independência em 1640.
    Temos de fazer o mesmo, nem que tenhamos que importar novos políticos de Países mais sérios.
    Abraço amigo
    Caldeira

    ResponderEliminar
  11. Zé,

    Que posso acrescentar ao tanto já aqui dito!? É como se este texto reforçasse ainda mais o seu poema anterior e se lermos os dois títulos juntos "Povo infeliz..." "Sê a mudança que queres ver no mundo!"...

    Como gosto de ler o que escreve!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. JB,
    Bem-Haja por passar por aqui. Ainda bem que gostou dos dois textos. Fico muito feliz. Dá-me coragem para continuar a escrever e a dizer o que penso. A expôr a minha alma e os meus sentimentos.
    Mais uma vez muito obrigado.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar