quarta-feira, 30 de março de 2011

Perdi o meu Herói

Estou triste. Muito triste. Destroçado, mesmo. Tenho muitos e bons amigos que ainda não me deram tempo, nem espaço para assentar, ideias, espírito, raciocínio.
Perdi o meu Herói. O meu Guia. A minha referência. O meu Orgulho. Perdi o meu PAI.
Morreu de velhice, de cansaço da vida. Eventualmente de preocupação. Deixou-me na madrugada de ontem e foi sepultado ontem, pelas 11 horas da manhã.
O desandar da roda começou no dia 26 de Dezembro passado quando, no seu passeio matinal tropeço num paralelo da calçada, mais saliente, e estatelou-se no chão sem que a minha mulher, o conseguisse amparar.
Ah! é preciso dizer que o meu Pai ia todos os dias, pelas 8H30, mais a minha mulher, tomar o seu cafezinho ao café/pastelaria, cá da terra. Não ia comigo porque eu não posso tomar café e levanto-me, geralmente, mais tarde. Passou três semanas de dores e sofrimento físico. Mas, passadas as dores mais lancinantes, veio à tona a sua força de vontade e de viver, sem dar trabalho, e voltou a pedir para ir ao café. Tudo seguia o seu curso normal, com os achaques próprios de quem tem noventa anos.
No final de Fevereiro comecei a endereçar convites aos meus familiares e amigos para que, com antecedência, programassem as suas vidas de forma a poderem estar presentes na festinha que tinha programado para os 90 anos da minha mãe, que os completa, hoje mesmo. Tinha a confirmação de cerca de sessenta pessoas e o restaurante reservado para tal conjunto de pessoas. Tudo programado ao pormenor. Com a cumplicidade do meu pai e a ignorância da minha mãe. Era para ser surpresa para ela.
A minha mãe, no passado dia 20 deste mês (Domingo), quando calçava os sapatos para irmos almoçar desequilibrou-se e caiu desamparada fracturando o colo do Fémur. Foi nesse dia hospitalizada. Disseram-me que a cirurgia iria ter lugar na quarta-feira dia 23. Assim aconteceu. Contactei familiares, amigos e o restaurante a cancelar a festinha deixando-a em suspenso para uma melhor oportunidade.
Iniciámos uma corrida diária para Castelo Branco para visitar a minha mãe que, felizmente, tinha sempre imensas visitas. E o meu pai dizia-me: "olha filho fico cansado com estas viagens, mas eu gosto muito de ir ver a tua mãe e ela também gosta muito de me ver a mim, por isso vou todos os dias.
Na quarta-feira passada, faz hoje oito dias, a minha mãe foi operada e às 12h30 temos notícia, através da minha sobrinha Ana, Terapeuta da Fala naquele Hospital, e pela prima (minha irmã, porque foi criada comigo até aos sete anos - médica de profissão em Viseu) que a cirurgia tinha corrido muito bem e a minha mãe estava bem disposta, pelo que a visita das 14H30 poderia ser normal. Mal soube a notícia disse ao meu pai que a mãe tinha sido operada e que tudo tinha corrido bem.
Quando íamos na viagem, pelas 13H20 já íamos em viagem quando o meu pai, que falava muito pausadamente, disse-me: - "filho esta noite pedi a Nosso Senhor que hoje quando chegássemos ao Hospital já encontrássemos a tua mãe operada e bem disposta. E não é que Nosso Senhor me fez este Milagre?" Dizia estas palavras com as mãos postas em sinal de oração.
Comovido, com as lágrimas a encharcar os olhos, mostrava com muitas atitudes simples como adorava a minha mãe. Fizeram em 30 de Setembro de 2010, sessenta e oito anos de casados. Nunca lhe ouvi uma altercação para além do normal. Nunca os senti zangados a sério. Viviam um para o outro, para os filhos (chamavam a tratavam a minha mulher como filha) que, sendo eu filho único, para eles era terem dois filhos (eu e a minha mulher), para as netas, para os irmãos, sobrinhos e amigos.
Num dia, depois dos beijinhos da chegada, entre os beijinhos da despedida, o meu pai meteu a mão ao bolso e retirou uma amêndoa do pacote e meteu-a na boca da minha mãe. Passava a hora e meia de visita de mão dada com a minha mãe.
Domingo, dia 27 deste mês, fomos à visita e tivemos lá muitas visitas de familiares e amigos. Estiveram lá as minhas filhas (duas netas, únicas e muito amadas) que passaram os fim-de-semana e seguiam viagem de regresso a Lisboa, pois a sua vida é lá, logo após a visita que terminou às quatro da tarde. A minha mãe pediu às netas que quando chegassem a Lisboa informassem as enfermeiras para lhe dizerem que chegaram bem. (Viajar de carro neste País é uma aventura).
Nós regressámos a casa, jantámos, ficamos a ver um bocadinho de televisão e o meu pai disse-me: "filho vou-me deitar, mas dá-me um bocadinho porque quero ir primeiro à casa de banho". Respondi: Vá pai que eu já lá vou ter consigo ao quarto. Passados um dois minutos vou ver o que se passava e já o meu pai estava no quarto a desapertar a fivela do relógio. Ajudei-o a tirar a camisa, as calças e a prepará-lo para ir para a cama. Ele tinha uma cama ortopédica hospitalar facilitadora para o deitar e levantar, segurando no suporte que permite a ajuda das mãos. Com o meu auxílio que já era hábito ajeitou-se, embrulhei-o, aconcheguei-lhe as mantas e fiz a pergunta sacramental: "Pai está bem? Fica bem? Apaga a luz ou quer que eu a apague?" Resposta: -  estou bem filho podes ir deitar-te tranquilo e eu apago a luz.
Em função desta rotina diária subo ao primeiro andar onde com uma música de fundo dou seguimento à leitura de um dos livros que estou a ler neste momento, até fazer horas para eu adormecer, cerca da meia-noite. Adormeci e voltei a acordar cerca das 4H40 da manhã. Fui à casa de banho do 1º andar e, no regresso, vejo luz no rés-do-chão. Pensei: - O meu pai deve estar na casa de banho dele. Desci e vejo o quarto aberto, luz do candeeiro de cabeceira acesa e a luz da casa de banho, também acesa. Pensei que o meu pai estivesse a fazer alguma necessidade fisiológica. Tinha a porta entreaberta. Bati e chamei: Pai! Não obtive resposta. Tentei abrir a porta e senti alguma, pouca pressão. Entrei de lado e dei com o meu pai estendido no chão com a cabeça perto da porta. Chamei, tentei levantá-lo mas desisti logo porque o senti gelado. Chamei o INEM. Passado cerca de 20 minutos chegou a ambulância que confirmou a minha suspeita, o meu pai tinha falecido.
Foi sepultado ontem pelas 11 horas da manhã, dia 29.
Estou destroçado por dentro. A minha razão e a minha Fé dizem-me que o meu pai viveu feliz, morreu feliz. Não sofreu. O meu coração não aceita esta perda! Estou desesperado. Desconsolado. Angustiado. Nem sei qualificar o meu sentimento. Apenas sei que estou triste. Muito triste. Os olhos marejados e o coração apertado. Não que dizer. Não sei falar. Não sei o que dizer. Apenas que me perdoem o desabafo e aceitem as minhas desculpas por não acompanhar os vossos espaços, meus seguidores amigos.
Um abraço fraterno e muito amigo para todos.

27 comentários:

  1. Amigo Zé,

    Sei que está a sentir-se pequenino, como uma criança frágil que precisa de mimo... É assim que ficamos quando perdemos um pai ou uma mãe! Chore tudo o que tiver que chorar, pois alivia. Eu pertenço ao grupo de pessoas que choram muito pouco, e depois fico com um nó na garganta e uma pedra no peito!

    Ainda bem para si, que teve um relacionamento tão estreito e amoroso com os seus pais, pois é uma dádiva que nem todos possuem.

    Tente aceitar a partida dos seus ente-queridos como algo normal que faz parte da vida. É apenas uma mudança de estado.

    Desejo-lhe paz de espírito!

    Beijos
    Ana Almeida

    ResponderEliminar
  2. Perante a tua dor, nem sei que te diga, Zé.
    Estes são momentos duros, em que a profunda ligação que nos une aos nossos impede a racionalidade. E talvez seja melhor assim, pois há um tempo para cantar, outro para chorar.
    Tento, mas as palavras não me saem. Nem sei que te diga mais, a não ser que poderás contar comigo para o que der e vier.
    Força, amigo, pois tu és um herói da estirpe do teu pai!

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Os meus profundos sentimentos, Zé. Lamento, lamento muito. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Beijo, Zé!
    Conta comigo para o que precisares.Eu sei o que é sentirmo-nos órfãos na idade adulta.
    Um abraço daqui até aí. Sente-lo? :(

    ResponderEliminar
  5. Meus profundos sentimentos Zé, sei o quanto é sentir essa dor.

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    Muito obrigado pelo carinho e amizade. Preciso muito de vós. Vou ver se posso ir, a pouco e pouco, retomando o contacto.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Agostinho companheiro,
    Eu sei que posso contar contigo e preciso muito.
    Vamos juntar as nossas forças. Muito obrigado pelo tua amizade.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  8. Catarina,
    Muito obrigado pela solidariedade.
    Grande abraço amigo.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  9. Em@,
    Sinto o abraço. Preciso muito dele. Agradeço-te o carinho e a amizade.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  10. Arnoldo
    Os meus agradecimentos pela amizade. Preciso dela para superar a dor.
    Grande abraço.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  11. Zé,

    A perda, a partida de alguém far-nos-á sempre sofrer... Fica-nos um vazio tão cheio de dor que nos conduz a uma inqualificável tristeza. São momentos muito difíceis, dolorosos, muito tristes...
    Dar tempo ao tempo, preencher esse vazio com os momentos ternos que viveu com seu pai, com o seu herói... nem sei das palavras em momentos como este.

    Saiba que lhe desejo a si e aos seus familiares muita força... lamento muito e deixo-lhe os meus profundos sentimentos.

    Um enorme abraço, beijinhos plenos de muito carinho.

    ResponderEliminar
  12. Felizes os que a Morte encontra amados até ao fim!
    Junto-me ao seu sofrimento pela perda daquele que foi/é/será o seu Modelo.
    Já perdi o meu e sei pelo que está a passar. Sentidas condolências com a minha solidariedade fraterna. Que estendo a sua Mãe, a quem o seu Pai vai fazer muita falta.
    Que Deus os console e abençôe, neste momento de saudade e tristeza.

    ResponderEliminar
  13. Zé,
    Entrei sem bater à porta para te trazer Miguel Torga, pois tenho a certeza que gostas dele. Aqui te fica a Bucólica:

    A vida é feita de nadas:
    De grandes serras paradas
    À espera de movimento;
    De searas onduladas
    Pelo vento;

    De casas de moradia
    Caiadas e com sinais
    De ninhos que outrora havia
    Nos beirais;

    De poeira;
    De sombra duma figueira;
    De ver esta maravilha:
    Meu Pai erguer uma videira
    Como uma mãe faz a trança à filha.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  14. Zé, porque nestas alturas, saber-se que há alguém ao nosso lado, mesmo que em silêncio, mesmo que longe ou virtualmente falando,é importante, vim deixar-te um beijinho e um abraço daqui até aí.
    Depois vai ao mail.:)

    ResponderEliminar
  15. JB,
    Obrigado pelo carinho e pela amizade. Preciso muito desses mimos. Quando eu me refizer logo passo para estabelecer contacto.
    Beijinho.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  16. Amigo Serrano,
    Bem-Haja pela amizade e pelas palavras sábias e sensatas. Vamos tentar implorar ao nosso Deus que nos dê alento e força para superarmos esta dor.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  17. Agostinho,
    Obrigado amigo. Esolheste muito bem o poema do Torga. Entra alma dentro.
    Grande abraço companheiro
    Caldeira

    ResponderEliminar
  18. Em@,
    Muito obrigado pelo carinho. Recebi o Mail e já respondi. A vossa amizade é preciosa.
    Beijinhos.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  19. Zé Caldeira,
    Já hoje pensei várias vezes em ti e nos teus. Está tudo bem?

    Deixo-te um abraço

    ResponderEliminar
  20. O pai é filho também,para sempre menino.
    Não sei que dizer, deixo um abraço sentido.

    ResponderEliminar
  21. Deixo outro beijo e um abraço daqui até aí,
    Em@

    ResponderEliminar
  22. Passando para lhe desejar muita força, tenha fé em Deus, Ele lhe ajudará nesses momentos.

    ResponderEliminar
  23. Zé,

    Só passei para lhe deixar um grande abraço, cheio de carinho.

    Força, para si e seus familiares!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. A todos os meus amigos que passaram e deixaram mensagens quero agradecer o carinho e a amizade. Para além do falecimento do meu pai e de todas as demais contrariedades ainda tive de ser internado no passado dia 4 para fazer uma cirurgia. Parece que correu bem e estou de volta a casa. Sinto-me combalido e com poucas forças mas tenho Fé que vou resisitir. Vamos ver se consigo escrever qualquer coisas ainda hoje ou, talvez amanhã.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  25. Zé eu é que peço desculpa por ter estado ausente quando tu mais sofrias. Nestes momentos, tão difíceis, uma palavra pode reconfortar-nos. Apenas isso te podemos dar mas espero que tenha o dom de te roubar alguma da tristeza que sentes.Ter vivido e morrido feliz, acompanhado por ti já foi muito bom. Há tantos velhinhos que morrem sozinhos, sem amor!!! Conseguirás descobrir que a morte pode até ser uma dádiva, já que permite-nos ter o descanso eterno. Um dia vocês vão-se reunir e poderás estar com ele novamente. Beijinhos e espero que estejas melhor.

    ResponderEliminar
  26. Brown Eyes,
    Muito obrigado pelo carinho e amizade. Peço desculpa só hoje ter passado por aqui e não ter visitado o vosso espaço. A cabeça ainda não funciona e o físico também não ajuda.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar