quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

DESPERDÍCIO...

Não sei se estou certo ou errado, o caso é tão estapafúrdio que vai para além da minha compreensão.
Cá no Burgo existe um equipamento que custou milhões e que é indispensável à saúde da população, cada vez mais envelhecida e mais carente em termos físicos e mentais.
Falamos da Piscina Coberta Municipal. Não sendo nada de extravagante como algumas se vêem por esse País fora, satisfaz plenamente as necessidades de populações simples e pouco habituadas a mordomias.
A sua construção deve ter custado uma pipa de massa e a sua manutenção também não deve ser coisa de somenos.
É dos equipamentos que o concelho tem que mais utilizadores tem tido. São as crianças pequeninas a aprender a nadar, são os adolescentes e jovens em idade escolar que praticam natação, são os idosos que, a maior parte por indicação médica, vão fazer hidroginástica para melhorarem a sua qualidade de vida, mantendo alguma mobilidade e flexibilidade e aliviando dores próprias de ossos já cansados.
A tal ponto que, durante anos, até os nossos vizinhos espanhóis vinham usufruir deste equipamento.
O pagamento era bastante módico mas, mesmo assim, era uma receita municipal, que ajudaria nas despesas diárias obrigatórias.
Este ano, sem que nada o fizesse prever, a piscina esteve encerrada até Dezembro passado e agora, tendo aberto, tem horários praticamente incompatíveis a ponto de não ter ninguém fora das Instituições, Escolas e Academia Sénior, inscritas para a tão preciosa hidroginástica.
O Professor que durante anos, cerca de uma dezena, especializado nesta área, assegurou o serviço foi dispensado e encontra-se no Desemprego. Não se valorizou a experiência adquirida e, sabe-se lá porquê os donos da Câmara dispensaram os seus serviços. Não se escandalizem com a palavra "donos" porque estando eu consciente de que o não são pois apenas foram eleitos para administrar o que é nosso, não usam das prerrogativas para que foram eleitos para servirem as populações mas sim para se servirem a si e às suas clientelas, como autênticos donos, sem darem "cavaco" à populaça. Esta só serve para ir votar depois é gente a desprezar.
Pessoalmente não consigo entender estes Senhores que, se imbuídos de Moral e Ética Republicana, saberiam que estão nos lugares para servirem o Povo e não para se superiorizarem a ninguém. Porventura ainda é uma cultura de caciquismo que vem dos tempos de João Franco, um beirão, que foi o último ou dos últimos Ministros do Reino em final da Monarquia Constitucional.
É pena. Porque não só é mau para as pessoas como é péssimo para os detentores do Poder que, independentemente da sua qualidade, competência ou nem uma coisa nem outra, são. em regra arrolados todos pelo mesmo rasoiro, "como sendo todos iguais, o que querem é tacho". Até é possível que haja alguma injustiça nesta generalização, mas factos como aquele que acabamos de descrever leva a que as pessoas deixem de acreditar nos seus líderes. Mais uma vez dizemos: - É Pena. Muita pena.

Zé Rainho

Sem comentários:

Enviar um comentário