segunda-feira, 12 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO!

 


Num mundo dinâmico, em movimento, uma sociedade que não avança recua. É dos livros e da experiência vivida. Os exemplos históricos estão aí para provar uma coisa que toda a gente vê.

Por isso se assiste, nas empresas mais inovadoras, a uma constante investigação para a descoberta de coisas novas ou, pelo menos, de melhoria das ferramentas, máquinas, utensílios e acessórios que satisfaçam as exigências cada vez maiores e mais sofisticadas do mercado.

Ora, jamais haverá desenvolvimento, inovação, bem-estar, sem educação. É este o vector que muda o mundo. É a educação que promove a produtividade, que desenvolve a consciência do ser, que permite a convivência pacífica entre os povos. Se falhar este pilar social falha tudo o demais.

Pode dizer-se que houve um tempo em que não havia escola e que a vida lá se foi desenrolando porque havia família e esta transmitia valores e saberes. É verdade. Mas é apenas uma parte dessa verdade. Se tudo fosse assim tão linear não teria sido necessário inventar a escola, não acham? Porém, como a necessidade aguça o engenho, lá foi inventada a Escola para transmitir Conhecimento e, mais do que isso, para abrir horizontes para a procura de novos saberes mesmo depois da frequência da escola. Por alguma razão as empresas preferem trabalhadores abertos à inovação, disponíveis para novas aprendizagens e, por isso, recrutam os mais habilitados academicamente.

Isto tudo para dizer que o nosso País está a esquecer-se deste pilar social. Já hoje nos confrontamos com falta de professores e, para agravar a situação, não há candidatos a exercer essa profissão.

Por mais falácias que existam uma coisa é certa: sem professores não há educação, sem educação não há desenvolvimento, sem educação não há paz.

Sem professores não haverá médicos. Não haverá juízes. Não haverá engenheiros. Não haverá tudo o resto. Se não houver médicos não há hospitais e não haverá saúde. Sem juízes não haverá justiça nem equidade. Sem engenheiros não haverá pontes nem comunicações.

Concluindo, sem professores será o caos e a degradação social. O regresso à barbárie. 

Então por que não há professores? Pergunta legítima e sensata. Porque se desvalorizou a profissão. Porque se desprestigiou a pessoa do professor. Porque se ofendeu a sua integridade física e mental. Porque se lhes paga mal e lhes ofusca o futuro com colocações saltimbanco. Porque, em jovem, não pode constituir família e, sobretudo, porque se desrespeitou a profissão.

Os governantes não estão preocupados por que só governam para o limite temporário de quatro anos e querem votos. Quem vier atrás que feche a porta. Mas a factura vai ser pesada e quem a vai pagar não são os que fizeram a despesa e isso é uma imensa injustiça.

11/10/20

Zé Rainho

Sem comentários:

Enviar um comentário