quarta-feira, 21 de julho de 2021

AUTÁRQUICAS 2021


Aproximamo-nos, a passos largos, das eleições autárquicas de 2021 e assiste-se ao costume.

Nos grandes, ou mesmo médios, centros urbanos, as cúpulas partidárias encarregam-se da distribuição de lugares e hierarquizam listas de concorrentes, com a proverbial passividade dos eleitores e, até, das estruturas partidárias locais. Já nos pequenos burgos a coisa pia mais fino. Nem nos partidos e, muito menos fora deles, há gente disponível para entrar num mundo muito adverso. Um mundo conspurcado por uns quantos aproveitadores. Um mundo onde os dinossauros aproveitadores abocanham os parcos recursos. Um mundo onde pontificam indivíduos como, um imbecil, um escroque, que foi presidente de Junta, disse um dia: “Quem manda é o povo e o povo sou eu”.

Admiro, imenso, a coragem dos que não se resignam e, arrostando com todas as dificuldades e superando todos os obstáculos, ainda se predispõem a deixar a sua tranquilidade e o seu conforto, para batalhar contra os donos disto tudo, com o sentimento de que são úteis a toda a sociedade e não só ao grupelho que gravita em torno do poder.

Eu sei que alguns dos meus amigos dirão que são todos iguais, que o que eles querem é tacho, que é tudo uma corja e tenho consciência que há razões substantivas para muita gente pensar assim, tantos e tais os casos a que assistimos por esse país fora, mas posso garantir-vos que também há pessoas que estão tão bem na sua zona de conforto e que apenas o altruísmo e o sentido do dever cívico os leva a entrar nesta árdua e espinhosa aventura e esses, seres humanos superiores, merecem de mim o maior respeito, a maior consideração. Isto é verdade no caso das autarquias, mas é igualmente verdade nas instituições e associações locais, nas IPSS, nos clubes recreativos e desportivos e em tudo o mais que tem impacto positivo nas comunidades.

Para estes a minha homenagem e a minha gratidão, porque são inconformados, porque são determinados, porque põem acima dos seus interesses pessoais os interesses da comunidade.

Para os outros, os do lamaçal, os da pocilga o meu mais profundo desprezo.

21/07/2021

Zé Rainho


Sem comentários:

Enviar um comentário