quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

P2280013.JPG
Imagem tirada da Net


Comemora-se hoje o dia dos Sábios Magos. Não se sabe se eram, verdadeiramente, Reis, sabe-se que eram Sábios, Conhecedores e, sobretudo, Crentes.
Acreditaram no anúncio, através da Estrela, do nascimento de Alguém, que transformaria o modo de pensar e agir, de toda a humanidade.
Os seguidores desse Ser Superior, que nasceu para salvar todos os Homens, nem sempre seguiram a sua doutrina, os seus preceitos. Porém, parece-me indiscutível, que foi uma Personagem que, não só marcou a sua época, como se perpetuou ao longo dos dois últimos milénios.
Cá na terra havia uma tradição - que já não é o que era - a que se chamava as Janeiras ou o Canto dos Reis. E isso servia para unir as pessoas. Para dar visibilidade à solidariedade. Para a convivência social, harmoniosa. E cantava-se com música melodiosa e estrofes, mais ou menos, adaptadas à circunstância e à casa visitada. Aqui vão algumas dessas estrofes:

Levante-se lá Senhora
Desse seu rico assento,
Venha-nos dar as Janeiras
Que estamos aqui ao vento

Refrão...
Passarinhos que alegres cantam,
Cantam de noite e de dia,
Entoando em altas vozes
A pureza de Maria, a pureza de Maria.

De quem era o chapéu preto
Que estava dependurado
Era do Senhor Manuel (qualquer outro nome)
Que Deus o faça um cravo.

Refrão e por aí adiante...

Levante-se lá Senhora
Desse banco de cortiça,
Venha-nos dar as Janeiras,
Ou morcela ou chouriça.

Havia, um sem fim de quadras, e sempre umas dádivas que serviam para elaborar uma Ceia, entre os cantadores e cantadeiras, no fim da qual os participantes se passavam a tratar, por compadres ou comadres.
Hoje, só alguns jovens fazem o périplo pela aldeia. Com músicas totalmente diferentes e com o único objectivo: angariar dinheiro para irem, na semana da Páscoa, para Espanha divertir-se e, infelizmente, fazerem algumas asneiras trágicas. Lembremo-nos da rapaz de Lamego, o ano passado, que morreu, na flor da idade, por causa de alguns excessos.
Oxalá pudéssemos assistir de novo ao Canto das Janeiras de outros tempos!

4 comentários:

  1. Sabes, Zé, nos inícios dos anos 80 pertenci a um grupo de recolha e divulgação de Música Tradicional Portuguesa. Durante esses anos , nós também íamos pelo Algarve profundo cantar as Janeiras. Sim , porque nas cidades, isso, já não era naquela altura possível.foram tempos muito interessantes, em que nas férias e fins-de-semana partíamos para o Barrocal Algarvio ou para a Serra de Alte e Monchique à procura dos romances e das canções tradicionais que já se iam perdendo.ainda há dias estivemos a rever fotografias e gravações desse tempo.
    beijo , Zé.Boa noite.
    ( e os teus Pais? melhores?)

    ResponderEliminar
  2. Muito boa essa postagem, seus textos são ótimos, parabéns e já sou seguidor. Se puder visite meu blog, será uma honra receber sua visita.

    http://ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Em@,
    Muito obrigado pela preocupação. Os meus pais vão melhores (um pouco). Sabes que as melhoras aos 90 anos são sempre relativas.
    Quanto à recolha dos usos e costumes tradicionais é das coisas mais bonitas que este País teve e quase que se perderam. É pena. Nessa altura valorizava-se muito o Ser. Hoje vale o Ter.
    É o País que temos
    Beijos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Arnoldo,
    Muito obrigado por passar por aqui. Fico-lhe grato. Vou passar pelo seu e comentarei.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar