sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Escandinavo???

Em tempos - Setembro de 2009 - lembrei-me de escolher para um blogue, em regime experimental, o título de "Escandinavo". Saiu o que se segue e agora quero partilhar com os meus seguidores:

Não sei o que me deu ao escolher este nome para o blogue. Eu que nem gosto de frio e adoro calor e praias de águas cálidas. Lembrar-me da Escandinávia deve haver aqui alguma dose de loucura ou, pelo menos, de senilidade.

Mas já está, já está. E não vale a pena a gente aprofundar muito as coisas. Incomodarmo-nos à procura de justificação para todas as coisas é uma chatice. E há muitas que não merecem o tempo nem o incómodo de reflectir sobre elas.

Hoje está um daqueles dias de domingo que não me apetece fazer nada. Se calhar estou melancólico porque a minha Raquel saiu há pouco, para ir para Évora, depois de passar pouco mais do que um dia e meio ao pé de nós.

Cada um tem a sua vida e ela tem de tratar da sua. Por isso calcorreia estas estradas para nos vir ver e depois regressar ao seu trabalho.

Já agora, não sei se repararam: não falei de emprego falei de trabalho e fi-lo sem estar a meditar nas palavras. É que estas minhas filhas fazem parte dos portugueses, cada vez mais exíguos, que procuram e obtêm trabalho. A ordem do dia hoje é arranjar emprego, porque trabalho que o leve o diabo.

É uma cultura que se criou, principalmente no pós 25 de Abril de 1974, que o que era preciso era ter emprego e o dinheirinho a cair certinho ao fim do mês. O trabalho já não interessava a não ser ao patronato, quer ele fosse um magnata, quer fosse um pequeno empregador de meia dúzia de pessoas. Os direitos "inalienáveis" dos trabalhadores conquistados com o 25 de Abril era para usufruir à tripa forra.

Sem saudosismo, mas com saudade da responsabilização, do direito e da ética dos valores Sociais que nos foram transmitidos pelos nossos maiores de que "sem trabalho não há nada" vejo esta cultura conduzir-nos a lado nenhum. Cada vez estamos pior. Cada vez temos uma classe média mais empobrecida. Cada vez temos jovens mais desalentados e sem esperança no futuro. Cada vez temos idosos que toda a sua vida labutaram para fazer deste País uma Pátria onde valesse a pena viver, abandonados em lares miseráveis de condições sub-humanas ou em casa, sozinhos, com as pensões que mal chegam para comprar os medicamentos que necessitam para continuarem a viver, e a verem que cada vez sobra menos para comerem refeições de jeito ou comprarem um trapito para se agasalharem.

Se calhar, este último parágrafo deu-me a explicação para o termo que escolhi para o blogue. É que na Dinamarca, na Noruega, na Holanda, na Finlândia estas coisas não acontecem. Primeiro porque toda a gente, enquanto pode, trabalha e produz o máximo e, em contrapartida, tem uma assistência social e uma protecção na infância e na velhice.

Sabem? Eu gosto de escrever ao correr da pena. Sobre tudo e sobre nada. Despejar o que me vem à cabeça na hora. Sem manuscrito ou muito reflectir sobre o que estou a debitar para o computador. Ele é o meu confidente e aos confidentes a gente diz o que nos vem à cabeça, sem muito pensar ou discutir. Principalmente quando falamos à vontade, sem necessidade de escolher as palavras ou as frases.

Desta forma, quando não tenho ninguém com quem discutir assuntos sérios, desço até ao escritório, dirijo-me ao computador e penso que posso dizer o que me dá na gana. Talvez um dia, alguém, venha a ler estas confidências e me fique a conhecer melhor por dentro. A ler nas entrelinhas aquilo que eu sou verdadeiramente e o que penso a cada momento.

Agora me lembra antes de terminar. Pode ser que me tenha vindo à cabeça este "username" porque gosto de democracia a sério. Não me identifico com esta fantochada de democracia em que vivemos. Não suporto políticos corruptos e oportunistas que andam na política até que alcancem alguma projecção para depois se alcandorarem nas grandes empresas, públicas ou privadas, como administradores para ganharem "roubarem" uma pipa de massa e viverem à custa de quem, efectivamente trabalha e produz. Enriquecerem à custa do zé povinho "sem saberem ler nem escrever" mas que foram sempre uns "yes man" junto dos poderosos da política e depois lá vem a recompensa. Não do conhecimento; não do trabalho; não da dedicação à causa pública; não da competência; não da honestidade; mas sim da subserviência, de coluna vertebral, qual enguia, que ginga consoante os ventos e os poderes ou os candidatos melhor posicionados, para atingir os seus objectivos.

Porventura, no meu ID Freudiano, tenho pena de não ter nascido em países civilizados e com sentido de justiça e igualdade nos direitos, nos deveres, e onde a meritocracia é premiada e mediocridade ostracizada.

É capaz de ser isso.

Mas vamos lá a acabar. Já me começam a doer as costas de estar aqui há um bom bocado, não só a escrever mas a ver umas notícias na Net, mais uns E_Mails e isto de ser sexagenário e meio já começa a pesar nas articulações.

Cá fica mais um desabafo num dia de melancolia e também de saudade, de uma Angola em que vejo um Partido de Corruptos, que há trinta anos governam um Potentado de recursos e deixam um grande povo morrer de fome e delapidarem tudo aquilo que os portugueses lá construíram.  Aparecem na televisão com aquele ar triunfante de que ganharam as eleições de forma justa e com toda a imparcialidade, quando toda a gente sabe e vê, observadores oficiais ou simples mortais, que estas eleições não passaram de uma farsa para dar continuidade à impunidade e à corrupção, ao luxo desbragado e à miséria mais profunda, traduzida na fome, na doença, na falta de educação, de assistência médica, nas condições infra-humanas em que vive a esmagadora maioria daquele povo que nada fez para merecer tais governantes.

Fico-me por aqui para não me irritar. Pedindo apenas a Deus que se lembre daquele e do nosso povo para que um dia sejamos governados por gente digna, respeitável e honesta.

6 comentários:

  1. Regressei e vim deixar-lhe um abraço. Amanhã regresso aqui para comentar o texto.

    ResponderEliminar
  2. Muito mal vão as coisas, sem dúvida, e o retrato que fazes se calhar ainda peca por defeito.
    Talvez seja por isso que, de há uns tempos para cá, procuro fixar-me em coisas positivas. Às vezes é preciso procurar muito bem, mas tenho encontrado gratas surpresas. É que é preciso cultivar a esperança...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bem-Haja Ibel,
    Espero que tenha aproveitado bem as férias. Eu ainda não saí. Tenciono sair no fim do próximo mês.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Olá Agostinho,
    Fazes bem em procurar coisas positivas. E é verdade que as há. Mas, tenho para mim, que são como as jóias, raras.
    Cultivar a esperança é o que todos nós devemos fazer mas o mundo que nos rodeia deixa-nos pouca margem para acreditar.
    Ainda, assim, acho que vale a pena.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Zé!!! Que saudades!!!

    Estou a tentar regressar, após alguns momentos difíceis que a vida nos prega e que os humanos tendem em complicar...

    Quero e vou ler tudo o que escreveu!!! Que pena não ter podido acompanhar as suas crónicas!
    È engraçado e com todo o respeito... não o conheço pessoalmente mas senti a sua falta, a falta das suas palavras, a falta das suas histórias, das suas verdades, dos seus desabafos... :)

    Voltarei assim que possa, para continuar a minha viagem nas marés das suas incomparáveis palavras!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. JB,
    Que bom ter voltado. Também senti muito a sua falta. Das suas palavras, da sua maravilhosa poesia.
    Espero que o que lhe aconteceu de complicado na vida não tenha nada a ver com a saúde e paz, dois bens indispensáveis. O resto é preciso relativizarmos, porque depois de tempo, tempo vem, e aquilo que hoje nos parece uma tragédia, amanhã pode não ter assim tanta importância.
    Acredite que tenho alguma experiência em desilusões e em ataques pessoais gravíssimos, de pessoas medíocres a quem tive o azar de dar alguma importância. Hoje arrependo-me de o ter feito, porque gentinha, não merece que lhes demos o prazer de nos aborrecerem. Mas o tempo tudo cura.
    Espero que possa ultrapassar, eventuais, dissabores e escreva para aliviar e passe por aqui, quando puder. Eu verei sempre o azul das sua palavras.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar