sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Pinóquio!

Terminei de ler, de um folêgo, o livro de José Rodrigues dos Santos, com 678 páginas, "Anjo Branco". Foi praseiroso ler este romance baseado em factos reais, com uma pitada q.b. de ficção. Fez-me recuar 50 anos da minha vida. Gostei de relembrar. 
Acabada a leitura ligo a televisão e vi o Pinóquio arrogante, mentiroso, numa das muitas e habituais, manobras de Marketing, a colocar a primeira pedra de uma barragem no Tua. Uma obra anunciada há cinco anos e que agora, eventualmente, vai ter início. Na melhor das hipóteses teremos a barragem a funcionar daqui a outros cinco anos. Uma pequena obra que leva demasiado tempo a concretizar-se. Uma obra que destrói um património ecológico significativo e deixa as populações, mais isoladas, sem o meio de transporte a que se habituaram há mais de um século. Destroem-se mais ou menos 20 km de linha férrea histórica (a linha do Tua). Em zona de paisagem protegida com implicações na biodiversidade, impactos ambientais e turísticos negativos para as populações e para o País. O Pinóquio não se importa com isso. Apenas se preocupa com os milhares que lhe possibilitarão continuar a deslocar a N. Y. (EUA) para adquirir os fatos catitas, na loja mais cara do Mundo e, onde só os grandes magnatas do mundo se vestem e, cujo único nome português, consta da lista, restritíssima, de clientes.
E quem é este pinóquio? Um bacharel que se licencia a um domingo, numa universidade fraudulenta e que foi suportada pelos amigalhaços do dito, até que os mesmos fossem detentores de um diploma que lhes permite apresentar-se como drs. ou engºs.  Quanto a conhecimentos estamos falados - a ignorância levada ao limite do miserável, do rasteiro. Os actos demonstram a sua incapacidade, inépcia, incompetência, fraude, e outros adjectivos, cada um, menos abonatório do que os anteriores.
E fiquei revoltado. Quanta falta de carácter e vergonha existe neste tipo de gentinha/gentalha?
Enquanto isso vejo os funcionários públicos desmotivados pelos cortes nos seus vencimentos. Os processos de investigação paralisados na PJ porque lhe querem pagar as horas extraordinárias a 2,5€ a hora. O aparecimento de idosos mortos, ao abandono, e descobertos ao fim de semanas, meses, e até anos. Os votos desaparecidos e ninguém sabe o que lhes aconteceu. As cargas da GNR sobre manifestantes pacíficos que estão cansados de serem espoliados, sem direito a defesa. Em todos estes casos não há responsáveis, não há culpados, não há demissões, não há punições.
A miséria a alastrar, qual mancha de óleo que conspurca e pestifica, incomparavelmente mais, do que um cano de esgoto.
Tudo por culpa de quem? Do Pinóquio, está visto. Mas parece que ninguém percebe. Ou, pelo menos, parece que ninguém se importa. Com isto regressei à 3ª parte do Livro acima mencionado, que se intitula "INFERNO" (deixai toda a esperança, ó vós que entrais! - Dante). 
Sinto-me enojado.

9 comentários:

  1. Excelente texto.
    Também gosto de ler esse autor. Ainda me falta ler “Anjo Branco”. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Catrina,
    Ainda bem que gostou. Leia o livro quando puder e verá que é bastante interessante.
    Bom fim de semana.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  3. Zé, eu já estou para lá do nojo!
    nem consigo olhar-lhes para as máscaras.
    beijo

    ResponderEliminar
  4. Em@,
    Tens razão. eu também só os vejo em última instância e por acaso, como foi na situação relatada. Como havia futebol o telejornal adiantou-se e eu vi isto sem querer.
    Beijo
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Zé,
    "O mal por si mesmo se destroi"

    Tenha uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Silviah,
    É verdade. Mas enquanto sobrevive faz sofrer muita gente.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Zé,
    "A corrupção tem sido o cupim a corroer a madeira chamada Terra".(Silviah Carvalho)
    Achei pertinente esta frase.
    Por ser um texto cheio de indignação justa.
    Até...

    ResponderEliminar
  8. Capítulo,
    É uma forma de intervenção cívica e de cidadania activa, como qualquer outra. Como não me revejo em grupos partidários só tenho esta forma.
    Um Grande abraço.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  9. Pois é Zé, o país de tanga e o primeiro ministro tem o nome dele escrito na vitrine de uma loja de alta costura, pode? Pode, ele tem uma grande cara de pau e quem o elegeu também, por isso, pode tudo. Outro dia o Pinóquio veio gabar os funcionários públicos pudera têm sido eles a carregar com o seu mau governo. Gabou? Que lhes irá fazer a seguir? Tirar os subsídios de Natal e férias? Admiro é que estes sujeitos, PS e PSD, não estejam dispostos a baixar os vencimentos dos dirigentes ao nível do ordenado do Presidente da República mas estejam sempre dispostos a roubar a quem trabalha e ganha pouco. Espero que o povo português não se esqueça disto e não vá pôr um destes sujeitos no poleiro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar