domingo, 5 de janeiro de 2020

REIS MAGOS

Para os cristãos hoje celebra-se o dia de Reis também chamado de Epifania do Senhor. Nesta aldeia perdida e abandonada pelos poderes instituídos ainda se beija o Menino Jesus, se encerra a quadra natalícia e, o povo, ainda canta as Janeiras. Tudo está diferente e, em vez de se darem enchidos do porco morto há pouco tempo, dá-se dinheiro. Não é a mesma coisa mas dá para a malta que canta as janeiras de porta em porta fazer um convívio lá mais para a frente, próximo do carnaval.
Lembramo-nos de outros tempos em que esta tradição servia para os mais pobres terem acesso a mimos alimentares que, de outra forma, não tinham possibilidades. Hoje é mais para a rambóia, para o convívio, para preservar a tradição. Gostamos disso. Não participamos porque nos custa levantar o rabinho do quente em noites tão frias, mas apreciamos muito o espírito de quem o faz.
Amanhã retomam as aulas para os estudantes. No tempo em que éramos criança só acontecia no dia 7 de Janeiro porque o dia seis era dia santo de guarda. Tudo muda e, em muitas coisas muito bem, noutras nem tanto.
Os dias já estão maiores e nos ensolarados já se sente que o Sol se põe próximo das 17H30 o que os torna muito mais agradáveis. O frio é que é cada vez mais mas, como dizem cá no burgo, é fruta do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário